Câmara dos Deputados aprova projeto que reduz cortes no Sistema S

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (16), Projeto de Lei de Conversão, de relatoria do deputado Hugo Leal (PSD-RJ), que retira o corte de 50% do Sistema S, referente ao mês de junho. A decisão modifica o cenário de cortes antes estabelecidos para os meses de abril, maio e junho. Ou seja, a redução de 50% das contribuições, que estava previsto para três meses, passou para dois – o que significa uma economia de R$ 600 milhões para as entidades. Agora, o projeto segue para aprovação no Senado Federal. Se aprovado, irá para a sanção presidencial.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, comemora a vitória na Câmara. Segundo ele, o resultado mostra a importância dos serviços prestados pelas entidades que compõem o sistema, como o Sesc e o Senac. “Os deputados acreditam no Sistema S. A vitória de hoje mostra que temos uma grande força política. Esse livramento de um mês de corte é uma grande vitória financeira e política para as instituições que fazem parte do Sistema”, diz Francisco Maia. “ Será uma economia de R$ 600 milhões. Em plena pandemia, as instituições poderão manter suas ações sociais, contribuindo ainda mais para população neste momento. Além disso, poderemos manter a estrutura e o quadro de colaboradores, que tanto ajudam para o nosso serviço”, conclui o presidente da Federação.

Presente em todos os estados brasileiros, o Sesc está em mais de 2 mil municípios atendendo 5,8 milhões de clientes credenciados. São 587 unidades fixas e 151 móveis que oferecem serviços de saúde, assistência, lazer, esporte, cultura e educação para família comerciária. O Senac abrange 1.808 municípios por meio de 491 unidades escolares e 85 unidades móveis. Comprometido com inserção social e produtiva de adolescentes, jovens e adultos pertencentes às camadas sociais menos favorecidas, o Senac também oferta cursos gratuitos para a formação profissional, por meio do Programa Senac Gratuidade (PSG).