Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio inicia planejamento para os próximos dois anos

A Câmara de Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios da Fecomércio-DF iniciou a elaboração do planejamento estratégico do grupo para os próximos dois anos. O objetivo é tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivos. A reunião ocorreu nesta quarta-feira (3), no auditório Sebraelab, e fez parte do Encontro do Projeto Mulher de Negócios DF que visa ao fortalecimento de redes do Projeto de Empreendedorismo Feminino do Sebrae no DF.

A presidente da Câmara de Mulheres da Fecomércio-DF, Beatriz Guimarães, ressaltou que neste momento, o intuito é alinhar as diretrizes de trabalho com as empresárias consolidadas da capital, para posteriormente auxiliar a sociedade civil, apoiando as mulheres no sonho de empreender. “O saldo foi muito positivo. Vamos trabalhar junto com os nossos parceiros para que cada instituição possa contribuir para chegarmos ao nosso propósito final, que é incentivar, apoiar e acompanhar o empreendedorismo feminino no DF”, afirmou Beatriz.

A gestora do projeto de Empreendedorismo Feminino do Sebrae-DF, Fabiana Crispim, explicou que a finalidade é despertar o espírito e o comportamento de liderança do sexo feminino. “As mulheres têm várias qualidades que as ajudam a empreender, então o intuito do projeto do Sebrae é apontar os pontos fortes e fracos para compreender como funciona a ferramenta de gestão. É necessário se capacitar para ter sucesso”, disse. Segundo ela, as empresas que trabalham com mulheres à frente da diretoria têm 11% a mais de lucratividade nos negócios. O Projeto de Empreendedorismo Feminino do Sebrae existe em 10 estados e no Distrito Federal. Este é um projeto piloto e tem o intuito de servir de modelo para um plano nacional.

Já a consultora da Diretoria de Pessoas do BRB, Lucyane Fraim de Lima, apontou que o banco contribuirá com a capacitação para as mulheres empreendedoras. “Serão cinco propostas exclusivas para as mulheres empresárias. Vamos oferecer vaga em curso de liderança, participação no coaching financeiro, com 10 encontros, palestras sobre inovação, cases de sucesso, e talk show com uma psicóloga sobre protagonismo no empreendedorismo”, afirmou.

Fecomércio

A Câmara de Mulheres da Fecomércio-DF foi a primeira a ser criada na gestão do presidente da Federação, Francisco Maia, e é um marco para as mulheres empreendedoras, empresárias e gestoras de negócios da capital federal. Os parceiros da Câmara são: Sebrae-DF, Serviço Social do Comércio (Sesc-DF), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF) e Bando de Brasília (BRB).