• 10/09/2019
Câmara de Mulheres da Fecomércio-DF e Apex Brasil promovem palestra sobre internacionalização de negócios

Com o objetivo de mostrar como funciona uma rodada de negócios no exterior, a analista de Qualificação e Competitividade da Apex-Brasil, Maira Rodrigues, ministrou palestra sobre internacionalização de negócios, na manhã desta terça-feira (10), na sede da Federação do Comércio, para as integrantes da Câmara de Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios da Fecomércio-DF.

A presidente da Câmara, Beatriz Guimarães, explicou que uma das principais demandas das empresárias é a internacionalização dos negócios. “Do dia 21 a 26 de setembro, 23 pessoas participarão de uma missão empresarial para as empreendedoras femininas com destino a Lisboa, em Portugal”, afirmou Beatriz.

“Hoje, temos vários mercados internacionais compradores interessados em negócios liderados por mulheres”, apontou a analista Maira Rodrigues. “Então, o papel da Apex é fazer essa aproximação. E quando a gente tem iniciativas de empresas brasileiras lideradas por mulheres que queiram exportar, a Apex tem exatamente esse trabalho de organizar a oferta exportadora e identificar oportunidade de negócios para essas iniciativas”, completou.

É necessário, contudo, planejar algumas ações antes de participar da rodada de negócios. “Tem que planejar quais produtos podem ser oferecidos, a quantidade de produtos em relação à capacidade, quanto tempo demoraria para conseguir aumentar a capacidade produtiva”, declarou Maira. Além de outras questões, como pesquisa potencial de mercado.  “O produto atende as normas do pais alvo – culturais e legais? Há necessidade de alterar embalagem para se adaptar a essa região? As marcas e patentes estão protegidas? O produto está sujeito a restrições legais e normas técnicas? Quanto as taxas alfandegárias e impostos oneram o produto?”, questionou. Outra dica importante da analista de Qualificação e Competitividade da Apex-Brasil é sobre sempre ter um cartão de visitas com o idioma local ou em inglês para poder trocar contatos com outros empresários e investidores.

Também foi apresentado o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil, chamado PEIEX. A monitora da PEIEX Brasília, Renata de Melo, explicou que o programa é para que a empresa inicie o processo de exportação de forma planejada e segura. Pois as empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional. “O Núcleo Operacional do PEIEX auxiliará a empresa a adquirir as competências necessárias para exportar”, informou. “Em contrapartida, é esperado das empresas que são atendidas pelo PEIEX: disposição, empenho e disponibilidade para executar o plano de trabalho”, disse. O Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil é totalmente gratuito.