fbpx

Câmara de Economia Criativa da Fecomércio e Sindeventos buscam soluções para a retomada do setor no DF

Em live promovida pela Câmara de Economia Criativa da Fecomércio-DF nesta segunda-feira (25), no Facebook, Youtube e Instagram da Federação, foram discutidas novas tendências de mercado e a expectativa de retomada dos eventos na capital do País. O presidente da câmara e sócio da Capital Week Entretenimento, empresa que realiza o Capital Moto Week, Pedro Affonso Franco, foi o responsável pela moderação da conversa, que contou com a participação do presidente da Federação, Francisco Maia, secretários de governo e com o sindicato de eventos da cidade. Durante a live, os participantes discutiram a possibilidade da realização de eventos híbridos, em um futuro próximo, onde uma parte seria realizado online e outra presencialmente. O cine Drive-in de Brasília também entrou em pauta, para a realização de shows, festivais, congressos e cultos. O estudo de novas tecnologias também foi debatida.

Para o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, a conversa foi muito produtiva. Entretanto, ele informou que a volta dos eventos na cidade, segmento que movimenta a economia e gera milhares de empregos, dependerá de como será a reabertura do comércio de rua e shoppings. “O comportamento dos setores que abrirão as portas nesta semana ditará o ritmo da abertura dos outros segmentos. Infelizmente, não sabemos quando isso acontecerá, mas precisamos pensar em uma forma o quanto antes”, informou Maia. Ele destacou ainda a parceria do setor produtivo que está se reunindo e se ajudando para que as atividades voltem a funcionar de forma segura.

O presidente do Sindicato de Eventos (Sindeventos), Luís Otávio Rocha Neves, informou que apresentará ao GDF um protocolo de segurança, como sugestão, para que os eventos voltem a funcionar. “Acredito que agora chegou o nosso momento de dialogar com o governador”, disse. “Esperamos que em curto e médio prazo possamos voltar com os eventos. Sabemos que o normal, a partir de agora, será bem diferente. Precisamos conhecer novas plataformas de interação para que possamos fazer esses novos eventos acontecerem. Podemos ter eventos híbridos, presencialmente e pela internet, estamos estudando”, enfatizou Luís Otávio.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, disse lamentar muito a condição de confinamento, mas, ao mesmo tempo, se sente privilegiado por estar na posição de tomada de decisão. “É hora de colocarmos a nossa capacidade de trabalho e criatividade, pensando em um bem comum”, disse. Bartolomeu afirmou durante a conversa que existe um grupo de trabalho na secretária que está trabalhando em premissas de retomada de eventos no DF, como é o caso do Festival de Cinema de Brasília. “Temos ao nosso alcance o único cine Drive-in da América Latina, estamos em negociação para pensar em como o espaço pode ser útil para a realização do festival”, destacou o secretário. Ele também colocou a disposição a Concha Acústica para a realização de eventos após o período de crise, por ser um local aberto e espaçoso, fazendo com que as pessoas possam ter um distanciamento na realização de shows, por exemplo.

Já a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, destacou o empenho da Fecomércio na volta gradual e segura do comércio. Durante a live, a secretária informou que a falta de eventos impacta todos os setores da economia. “Desde o início da pandemia temos conversado para criar um movimento pelo turismo: criando novos produtos e reinventando aquilo que já vinhamos fazendo”, disse. Entre os destaques, ela falou da rota online de Brasília “Lançamos recentemente o Brasília Tour Virtual, onde temos sete rotas mapeadas pelo Google Earth. Temos que entender essa nova realidade e as oportunidades que vieram com essa crise”, salientou Vanessa. “Também iniciamos a questão de tentar remarcar os eventos, no sentido de conversar com os organizadores para que não sejam cancelados, o que seria outro prejuízo”, disse.

Também foi apresentada durante a live o Festival Fome de Música, que é um projeto de shows musicais online com diversos artistas de renome, onde o público pode realizar doações de alimentos. Toda a contribuição em dinheiro é repassada ao programa Mesa Brasil Sesc que é o responsável por adquirir os alimentos e distribuir para entidades sociais.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.