Brasília se despede de Oscar Niemeyer

O céu de Brasília vestiu o seu azul mais bonito na tarde desta quinta (6) para que a população pudesse se despedir de Oscar Niemeyer. O corpo do arquiteto começou a ser velado às 15h50, no Palácio do Planalto. Este foi o terceiro velório da história a ser realizado na sede do governo federal. O caixão chegou em carro aberto e subiu a rampa carregado por cadetes da Polícia Militar. O ato foi acompanhado por aplausos de centenas de brasilienses que aguardavam para dar o último adeus ao gênio da arquitetura.

A presidente Dilma Rousseff e a viúva do arquiteto, Vera Lúcia, aguardaram a chegada do comboio na rampa. Após a retirada da bandeira nacional que cobria o caixão, teve início a cerimônia. O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, esteve no salão nobre para se despedir de Oscar e falou com os jornalistas. “Aos 104 anos, Niemeyer repousa sobre o céu da cidade e do alto admira a sua obra mais genial. É tempo de luto por sua morte e de homenagens pelo seu legado. A Federação do Comércio lamenta, com profundo pesar, o falecimento do arquiteto de Brasília. Ele representou uma fonte de inspiração para o mundo e se tornou sinônimo de genialidade. Além dos monumentos a céu aberto, fica um exemplo de amor a vida”, disse Adelmir. O arquiteto será enterrado na sexta-feira, no RJ.

Foto: Joel Rodrigues