Brasília lidera consumo de flores no Brasil

por acm

Brasília lidera o consumo per capita de flores e plantas ornamentais no Brasil. De acordo com a última pesquisa, o consumo médio por pessoa é de R$ 20. No Distrito Federal, esse número sobe para R$ 33,70.

Em segundo lugar fica o Rio Grande do Sul (R$ 30,60) e depois vem Santa Catarina (R$ 30,20). Essa realidade se deve ao fato de que o DF tem um crescimento médio de 10% ao ano na venda de flores.

Além disso, Brasília é um dos centros urbanos com mais área verde por habitante no mundo e com a maior concentração de jardins planejados do Brasil.

A promoção de ações para fortalecer o mercado também ajuda. Desde 2010, a capital recebe a Feira Nacional de Flores, Decoração e Plantas Ornamentais (FestFlor Brasil). O evento foi criado para divulgar o trabalho dos produtores.

O Sindicato do Comércio Varejista de Carnes, Gêneros Alimentícios, Frutas, Verduras, Flores e Plantas de Brasília (Sindigêneros- DF) luta para que o evento seja realizado constantemente no DF.

Um projeto de Lei (803/12), do deputado distrital Joe Valle (PSB), procura incluir a feira no calendário oficial de eventos. “O Sindicato é um dos parceiros dessa feira, pois ele ajuda a fortalecer os mais de cem produtores brasilienses”, ressalta o presidente do Sindigêneros-DF, Joaquim Pereira dos Santos.

Foto: Joel Rodrigues