Biometria será usada em aulas de direção

Um novo sistema de coleta de dados biométricos será implantado pelo Detran do Distrito Federal até julho de 2013. A tecnologia de identificação pretende garantir que o candidato inscrito para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cumpra com todas as normas previstas na legislação de trânsito para obtenção do documento.

De acordo com o presidente do Sindicato das Autoescolas do DF (Sindauto), Francisco Joaquim Loiola, as mudanças garantem o dobro de segurança e também maior eficiência na realização das provas na cidade. “Atualmente, temos uma falha no sistema: a maioria dos alunos não cumprem as 20 aulas de direção obrigatórias. Com a implementação da biometria, nós poderemos acompanhar todo o processo em tempo real”, explica Loiola.

Ele também salienta que a fiscalização via internet trará vantagens aos alunos. “Se todas as normas forem cumpridas, os novos motoristas estarão mais capacitados para enfrentar o trânsito caótico de Brasília”, conclui o presidente do Sindauto-DF. O sistema biométrico consiste na coleta de digitais, imagem e assinatura do usuário. Com a implantação do novo sistema, o candidato a motorista deverá marcar presença, no início, meio e término das aulas, por meio do leitor de digitais.

Foto: Joel Rodrigues