Aumenta o número de endividados no DF

por acm

O percentual de famílias brasilienses endividadas em maio de 2013 foi de 86,5%. Essa porcentagem equivale a 640.384 famílias com algum tipo de dívida entre cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros. O índice é superior ao registrado em abril (82,8%). É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio).

Apesar do aumento na porcentagem de endividados, o levantamento mostra também que os brasilienses estão tentando quitar as contas em atraso, pois houve uma redução de 20.923 no número de inadimplentes – passando de 92.032 em abril para 71.109 em maio. “Isso mostra que o brasiliense está preocupado em quitar ou renegociar as dívidas antigas para fugir de taxas de juros altas, diminuir o montante final do débito e ainda reduzir o comprometimento da renda. E também como maio é o mês do Dia das Mães, muitas pessoas fizeram um pouco mais de esforço para voltarem a ter acesso ao crédito”, explica o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana.

O maior vilão dos brasilienses continua sendo o cartão de crédito. Do total de endividados, 87% disseram estar comprometidos com essa modalidade.