Aumenta número de endividados em novembro

O percentual de famílias endividadas aumentou no Distrito Federal em novembro. É o que mostra a pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio).

O número de brasilienses que relataram ter dívidas entre cheque pré- -datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros passou de 84,2% em outubro para 85,9% em novembro. Com isso, o DF tem agora 636.146 consumidores endividados em diversas modalidades.

O maior vilão dos brasilienses continua sendo o cartão de crédito. Do total de endividados, 90,5% se disseram comprometidos nessa modalidade. Alguns acumulam mais de um tipo de dívida. Na opinião do presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, esse dado pode parecer alarmante, mas uma análise mais aprofundada indica que as pessoas estão trocando dívidas grandes por débitos menores, com a ajuda do décimo terceiro salário.

“O total de envidados, ou pessoas que tem prestações a pagar, aumentou. Mas o número de consumidores com dívidas em atraso, ou seja, que estão inadimplentes, diminuiu em mais de 20 mil” explica Adelmir.