Alunos poderão comprar o próprio material

O Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório, Papelaria e Livraria (Sindipel-DF) realizará nesta sexta-feira (25), juntamente com as secretarias de Educação e da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária, uma reunião para discutir um projeto de simplificação da compra de materiais escolares pelos alunos da rede pública de ensino.

O encontro será às 11h, no auditório da Secretaria de Educação (SBN Quadra 02 –Térreo – Ed. Phenícia). Atualmente, a lista de materiais é comprada pelo próprio governo e depois os produtos são distribuídos aos estudantes. Na reunião (chamada pública conjunta nº 1/2013), será apresentada outra forma de compra para este material, mais democrática e acessível.

O presidente do Sindipel-DF, José Aparecido da Costa Freire, explica que a ideia é disponibilizar um cartão para o próprio aluno poder comprar o material escolar, de sua preferência e modelo, exigido pela instituição. “Trata-se de um cartão do BRB, que será aceito somente nas papelarias credenciadas pelo projeto. Dessa forma, o aluno terá autonomia para escolher o próprio material”, explica Freire. Segundo ele, apenas as lojas que estiverem em dia com os seus tributos, filiadas a Sindipel e credenciadas no projeto, poderão aceitar o cartão. A intenção é que a iniciativa entre em vigor ainda este ano.

Foto: Joel Rodrigues.