• 24/02/2014
CEB dificulta relação com consumidores

Normalmente um Conselho de Consumidores tem como objetivo atender as necessidades de seus clientes em relação ao serviço prestado. Entretanto, não é isso que acontece com o conselho da Companhia Energética de Brasília (CEB). “Entre os insatisfeitos com esse serviço estão os empresários dos setores de comércio, serviços e turismo da cidade, juntamente com toda população restante de Brasília”, afirma o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana.

Além dos constantes apagões que acontecem na cidade, o setor produtivo também sofre com a falta de respeito da CEB em relação as Resoluções Normativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel). De acordo com a Resolução Nº 414/2010, a distribuidora deve restabelecer o fornecimento de energia nos seguintes prazos: 24 horas para religação normal de unidade em área urbana ou 48 horas para religação normal de unidade em área rural. Porém, não é isso que ocorre no Distrito Federal.

Segundo o presidente do Secovi- -DF, Carlos Hiram Bentes David, além do não cumprimento dos prazos, a CEB não agenda horário nem dia para o religamento. “É absurdo pretender que o proprietário ou locatário fique à disposição da companhia por cinco dias, das 8h às 18 horas, em um imóvel sem energia e, portanto, sem condições de habitabilidade. E na situação de lote onde não há sequer um abrigo, ficará o cliente sob sol e chuva aguardando a CEB dignar-se a ir a qualquer hora?”, questiona Hiram.