fbpx

Sistema Fecomércio-DF promoverá carreata de Natal com apresentações artísticas e ações sociais para comunidades carentes

No período de 4 a 18 de dezembro, o Sistema Fecomércio-DF (Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e Federação do Comércio) promoverá uma ação natalina em várias regiões administrativas do Distrito Federal. A iniciativa “Carreata de Natal Sistema Fecomércio-DF – Uma celebração à vida” levará apresentações artísticas e cantata de Natal com trupe de palhaços para promover alegria e diversão ao longo de 15 dias consecutivos. As atrações itinerantes percorrerão cidades como  Itapoã, Guará, Taguatinga (Taguaparque), Estrutural, São Sebastião, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Varjão, Paranoá, Cruzeiro e Samambaia, entre outras. Também serão realizadas ações sociais coordenadas pelo programa Mesa Brasil Sesc, com distribuição de cestas básicas, brinquedos, itens de higiene e de limpeza para as instituições cadastradas no projeto. Já o Senac levará carretas com atividades de moda e beleza, além de serviços de corte de cabelo masculino e feminino, massagem, auriculoterapia, aferição de pressão e medição de glicemia.

A carreata também passará por Planaltina, Plano Piloto, Riacho Fundo, Gama, Sobradinho II, Brazlândia, Recanto das Emas, Santa Maria e Sol Nascente. O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, explica que a iniciativa celebra a vida e a saúde das pessoas, após quase dois anos de enfrentamento à pandemia do Covid-19.  José Aparecido ressalta que embora muitas famílias ainda estejam em luto por perdas irreparáveis, a vida deve ser motivo de comemoração. “No fim do ano passado adaptamos o tradicional projeto de Natal da Fecomércio-DF em função de algumas medidas de segurança que precisavam ser respeitadas e por isso a atividade passou a ser itinerante. O Sesc-DF deve sempre levar esse trabalho cultural e artístico nos finais de ano para as mais variadas comunidades carentes do Distrito Federal. A carreata foi uma forma que arrumamos de celebrar essa data tão especial e as nossas vidas. Ficou muito claro nesse período pandêmico que a saúde é o que temos de mais valioso”, destaca José Aparecido.

Durante o período da Carreata de Natal Sistema Fecomércio, o programa Mesa Brasil Sesc no DF realizará a distribuição de 1.250 cestas básicas, destinadas a atender 27 instituições sociais cadastradas, beneficiando 5 mil pessoas. O projeto “Cozinha Sem Sobras” também integra a ação com a distribuição de mais de 1000 ceias natalinas para seis instituições sociais.   No mesmo período, o programa Mesa Brasil entregará 15 mil brinquedos arrecadados em campanhas, que serão destinados a crianças em vulnerabilidade social, moradoras de 70 abrigos e creches no Distrito Federal. A arrecadação de brinquedos foi resultado de uma parceria entre o Sistema Fecomércio-DF e a Fundação GPS Foundation.​

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo da Silva, conta que o projeto pretende iluminar as cidades do Distrito Federal com a magia da festa natalina, além de oferecer apoio às famílias brasilienses em situação de vulnerabilidade social. “Vamos atuar em várias cidades e alcançar as comunidades, em especial as mais carentes. É uma ação do Sistema Fecomércio, com apoio do Sesc-DF, que busca reforçar as missões das instituições de auxiliar os empresários, comerciários e sempre que possível ser um braço forte de apoio à população. Com a união dos empresários locais podemos mudar o Natal de muitas famílias. Por isso, as empresas podem participar da maneira que for possível, seja doando alimentos, brinquedos e produtos. A ajuda de todos será fundamental para alcançarmos o maior número de pessoas”, destacou Valcides.

A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, ressalta a importância da iniciativa. “É uma época do ano em que entramos no espírito natalino e não podemos deixar de nos preocupar com as pessoas que enfrentam grandes tempestades e possuem inúmeras dificuldades. Queremos levar um pouco de alegria e esperança. É tempo de celebrar e fazer memória ao nascimento do menino Jesus. Nós do Senac temos a missão de transformar vidas através da educação. É é por meio da educação que conseguiremos fazer a diferença”, disse Karine.

A carreata é formada por veículos do Sesc e do Senac, que chegam identificados, iluminados, com músicas trazendo a magia do Natal, além dos serviços de beleza, moda e saúde que serão ofertados para a população.  A Federação do Comércio conta com doações de alimentos não perecíveis, roupas e arrecadação de dinheiro para compra de brinquedos. Para isso, o projeto Mesa Brasil Sesc busca apoio de empresários e sindicatos empresariais para doações que possam beneficiar as famílias em situação de vulnerabilidade social.

As doações em dinheiro devem ser feitas para:
Sesc-DF Mesa Brasil
CNPJ: 03.2​​88.908/0001-30