
Em comemoração ao Dia Mundial do Trabalho, celebrado em 1º de maio, o Sistema Fecomércio-DF participou da Semana do Trabalho, realizada entre os dias 5 e 9 de maio na Esplanada dos Ministérios. O evento, promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, contou com a parceria da Federação do Comércio, Sesc-DF, Senac-DF, Instituto Fecomércio-DF e Sindicato dos Vendedores Ambulantes do Distrito Federal (Sindvamb-DF), com programação diversificada, atrações culturais, exposições, feiras e praça de alimentação.
As unidades móveis do Sesc-DF, Senac-DF e Instituto Fecomércio-DF ofereceram serviços gratuitos de saúde, cuidados com a beleza e atividades educativas, além de realizar cadastros para vagas de estágio e programas de jovem aprendiz.
O encerramento aconteceu nesta sexta-feira (9), com o Samba da Tia Zélia e Happy Hour na praça de alimentação entre os blocos E e F da Esplanada dos Ministérios, das 17h às 21h.

Feira de Economia Popular
Um dos destaques no evento foi a participação do Sindvamb-DF, que mobilizou e organizou a instalação de mais de 20 barracas de vendedores ambulantes. Essa iniciativa deu vida à Feira da Economia Popular e Solidária, com venda de artesanatos étnicos, confecções e alimentos, o que contribuiu significativamente para o aumento do fluxo de pessoas no local.
“Sou imensamente grato por participar de um evento que valoriza o papel dos trabalhadores ambulantes no cenário de emprego e renda da nossa cidade, garantindo a subsistência de suas famílias”, expressou Bartolomeu Martins, presidente do Sindvamb-DF.
Cristiane Carvalho, vice-presidente do sindicato, reforçou o papel da entidade: “Dentro do sistema, o sindicato atua precisamente na promoção do bem-estar e do trabalho organizado, combatendo a informalidade, a pirataria, o trabalho escravo, o trabalho infantil e diversas outras situações que geram problemas e conflitos em todo o setor produtivo. Esta iniciativa integra um de nossos projetos, o ‘Espaço Eventual’, que visa unir música, cultura e trabalho para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de nossos representados e aquecer a economia e os negócios.”
Estima-se que a organização e implementação desta proposta, que engloba cerca de dez eventos, gera mais de 500 mil empregos diretos e indiretos. A estrutura erguida nas ruas, por exemplo, abrange setores como montagem de tendas, limpeza, engenharia, iluminação e energia elétrica. “Ninguém faz nada sozinho, a força propulsora das entidades do Sistema S, juntas, tem o poder de transformar realidades”, completou Cristiane, enfatizando a expertise logística do Sistema na realização do evento.
Em contraste com a edição de 2024, focada exclusivamente na vacinação, a Semana do Trabalho deste ano alcançou uma proporção inédita. A intenção é consolidar o evento no calendário anual, fomentando a movimentação da área central e dos ministérios.

André Segantin Luiz, chefe de gabinete do Ministério do Trabalho, detalhou a idealização do evento, construída em conjunto com o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido. “O Sindvamb-DF foi designado para organizar a praça de alimentação com profissionais especializados e sindicalizados, que passaram por cursos de qualificação e estão preparados para atender um grande público”, afirmou.
Dinayara da Paixão, natural de Feira de Santana (BA), trabalha desde os 11 anos de idade com a família no comércio de rua e, atualmente, vende acarajé em Brasília. “É extremamente gratificante receber este reconhecimento. O sindicato abriu muitas portas para mim, principalmente no que diz respeito a conquistar mais visibilidade e credibilidade.”
Valmir Almeida, 49 anos, atuante há sete anos como ambulante no ramo alimentício, destacou a relevância de iniciativas e fundos de apoio aos pequenos empreendedores. “Ao construir seu próprio negócio, o empreendedor oferece oportunidades de emprego para pessoas que não encontraram espaço no mercado de trabalho tradicional.”

“Com a visibilidade e o apoio necessários, acredito que nós, ambulantes, temos todo o potencial para crescer e oferecer um serviço de qualidade em locais onde, por muito tempo, não tivemos a chance de atuar”, afirmou Valmir.
O evento contou ainda com a parceria do Sebrae Nacional, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Ministério da Saúde, Ministério da Cultura, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do DF.