• 22/02/2024
Sistema Fecomércio-DF divulga datas da ação social que irá percorrer cidades do DF em 2024

Com novo formato a partir deste ano, o projeto Sistema Fecomércio Mais Perto de Todos, que reúne em um só lugar os serviços gratuitos oferecidos pelo Sesc-DF, Senac-DF, Instituto Fecomércio-DF e Federação, será ampliado para melhor atender a população e os empresários das Regiões Administrativas do Distrito Federal.

O calendário de realização das ações foi divulgado nesta quarta-feira (21), durante o lançamento da nova edição do projeto. O evento, que aconteceu no Sesc Estação 504 Sul, contou com a presença dos administradores regionais por onde as caravanas do Sistema Comércio da capital irão passar. Na ocasião, foram assinados os termos de parceria com cada Região Administrativa (RA).

Também estiveram presentes as secretárias de Estado Giselle Ferreira de Oliveira (Mulher) e Clarissa Roriz (Atendimento à Comunidade), representando o Governo do Distrito Federal (GDF), parceiro do projeto. O deputado distrital Iolando (MDB) representou os parlamentares da Câmara Legislativa do DF.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, lembrou que a ação vem crescendo e se aperfeiçoando a cada ano. Desde outubro de 2021, mais de 76 mil pessoas de diversas RAs passaram pelas 19 edições do Fecomércio Mais Perto de Todos.

“Assim que assumimos essa gestão, decidimos que iríamos levar nossos serviços para que a população do Distrito Federal conhecesse o Sistema S. E cumprindo nossa promessa de sempre melhorar, neste ano iremos ampliar o atendimento para as sextas-feiras, além dos sábados, que já acontecia tradicionalmente, garantindo assim dois dias de atendimento aos moradores e empresários das cidades”, detalhou Aparecido.

Representando o governador Ibaneis Rocha, a secretária Gisele Ferreira falou sobre a importância da parceria do Sistema Comércio da capital com o GDF, por meio das administrações regionais e das secretarias. “Sair de dentro dos gabinetes e levar todos esses serviços para a população é realmente muito importante para as nossas cidades. Tenho muito orgulho de pertencer a um governo e uma cidade que têm um Sistema S tão fortalecido como nosso Distrito Federal”, disse a secretária.

Neste ano, além dos tradicionais serviços já oferecidos, como consultas médicas e odontológicas, exames clínicos, terapias, vacinação, oficinas de moda e gastronomia, inscrições para programas de estágio, passeios turísticos, atividades de lazer, sorteios e shows culturais, o novo formato também contemplará o atendimento específico aos empresários, englobando o projeto Sindicatos Empresariais nas Cidades, cuja primeira edição aconteceu em setembro, na unidade do Sesc de Taguatinga Sul.

Telma Rufino, administradora de Arniqueiras, primeira cidade a receber o Fecomércio Mais Perto de Todos, destacou o ineditismo do projeto no Distrito Federal. “Nunca tivemos um projeto desses em parceria com o GDF. Agradeço ao José Aparecido e ao governador Ibaneis por estarem levando qualidade de vida à nossa população”, afirmou.

Segundo Rufino, a Região Administrativa de Arniqueiras possui uma população de cerca de 60 mil habitantes, sendo parte dela composta por pessoas de baixa renda e situação de vulnerabilidade. Ela explica que os atendimentos gratuitos terão impacto positivo, principalmente, para os moradores do Veredão, Curral, Bat Caverna e Ratolândia.

A administradora informou ainda que a estrutura do Sistema Fecomércio-DF será montada no Parque do Areal, e que a mobilização para levar o público até o local já começou. “Estamos em contato direto com as lideranças comunitárias para que informem aos moradores sobre essa grande ação social”, disse Rufino.

Também participaram do lançamento do projeto Fecomércio Mais Perto de Todos os diretores regionais do Sesc-DF, Valcides de Araújo, do Senac-DF, Vítor Corrêa, a diretora-executiva do Instituto Fecomércio-DF, Regina Malheiros, a superintendente do Sebare, Rose Rainha, além de conselheiros do Sistema Comércio da capital e presidentes de sindicatos ligados à Fecomércio-DF.

Confira as datas, horários e locais das edições de 2024

Datas
1º e 2 de março – Arniqueira
5 e 6 de abril – Sobradinho I