Sindvamb-DF dá posse à diretoria e reconduz Bartolomeu Gonçalves Martins à presidência

O Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes do Distrito federal (Sindvamb-DF) realizou na tarde da terça-feira (29), na sede da Fecomércio-DF, a posse da diretoria eleita para o quadriênio 2022/2026. O presidente Bartolomeu Gonçalves Martins foi reconduzido ao cargo e reforçou que a gestão seguirá com o trabalho de oferecer segurança e legalidade para as pessoas. “Estamos iniciando um novo momento. Desenvolvemos recentemente o projeto Sou Legal, com apoio da Fecomércio-DF, e que tira as pessoas da informalidade e traz para a formalidade. Nós temos condições de orientar essas pessoas para que elas se tornem independentes”, reforçou Bartolomeu.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio), José Aparecido Freire, parabenizou o presidente reeleito Bartolomeu e disse que se trata de um trabalho honroso. “Que o sindicato continue ajudando as pessoas para se tornarem MEI. As pessoas precisam se regularizar e trabalhar dentro da Lei. Não existe nada melhor do que trabalhar dentro da legalidade e o Sindvamb-DF tem feito esse trabalho com excelência. É um sindicato importantíssimo da nossa base”, disse José Aparecido.

O sindicato informou também que lançará em breve uma pesquisa detalhada junto aos associados da base para levantar as principais demandas e dificuldades do segmento. De acordo com Bartolomeu, a ideia é fazer com que os ambulantes conheçam as instituições do Sistema Comércio e usufruam dos benefícios disponíveis para a categoria. ” Estamos esperançosos para que tudo caminhe bem e que o nosso projeto Sou Legal se espalhe também para outros sindicatos da base. Para que todos sejam legalizados, tenham CNPJ e sejam proativos nas suas atividades. Seguiremos também trabalhando com uma das principais recomendações da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) que é orientar o associado da base a conhecer e usufruir do Sistema Comércio”, disse Bartolomeu.

A vice-presidente do Sindvamb-DF, Cristiane Carvalho Mendes, lembrou que a categoria obteve importante conquista com a inédita regulamentação das regras para o comércio ambulante. (Lei nº 6.190). O Distrito Federal é a única Federação do Brasil que possui legislação própria do segmento. “Todo trabalho desenvolvido precisa de legislação e de projetos com plano de ação, plano de trabalho e plano de desenvolvimento para que o sindicato tenha recursos e represente pessoas. O projeto Sou Legal nasceu com base no Sistema de Excelência em Gestão chamado SEGS, desenvolvido pela CNC e disponibilizado para todos os sindicatos, e da iniciativa do Bartolomeu de manter a categoria representada. A orientação da CNC nos explica quais são os nossos eixos de atuação. Queremos trabalhar por mudanças nos índices de informalidade para formalidade. Primeiro o ambulante ó o nosso cliente principal para depois ele se tornar um multiplicador de negócio. Por isso é importante que ele conheça o Sistema Comércio e saiba dos seus benefícios”, explicou Cristiane.

O Segs é um programa pelo qual a CNC envolve as Federações e os Sindicatos filiados ao Sicomércio, incentivando o desenvolvimento da excelência na gestão dessas entidades e, consequentemente, a busca pela evolução dos seus resultados, principalmente aqueles relativos à prestação de serviços e à defesa dos interesses das empresas representadas. O programa também retrata a realidade sindical em um diagnóstico do grau de maturidade da entidade nos eixos de atuação sindical.

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo da Silva, prestigiou a posse e reforçou que o trabalho do Sindvamb-DF possui atuação brilhante no segmento dos ambulantes. “Parabenizo a categoria em nome do presidente Bartolomeu e da Cristiane. Trata-se de um sindicato que para muitos é desconhecido e que por este motivo é discriminado. Sabemos do empenho do sindicato em melhorar as condições de trabalho da categoria e nos colocamos à disposição para auxiliá-los no que for preciso”, disse Valcides.

Da Assessoria de Imprensa do Sesc-DF