• 08/06/2022
Sindauto homenageia pioneiro e fundador do sindicato, Dilson Fernando Barbosa

Um dos fundadores da Fecomércio-DF e do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos Automotores do Distrito Federal (Sindauto-DF), Dilson Fernando Barbosa, 83 anos, foi homenageado nesta quinta-feira (8). A trajetória do comerciante aposentado, hoje decano da Federação e representante do Conselho Nacional do Sesc, foi relembrada por amigos da “velha guarda”. Dilson recebeu uma placa em agradecimento ao trabalho realizado em quase cinco décadas.

Dono de uma das mais tradicionais autoescolas de Brasília, a Maracanã, fundada em 1975, Dilson Fernando também viu surgir a Federação do Comércio na capital do País, ao lado dos amigos e fundadores Newton Rossi e Miguel Setembrino, em 1970. “Autoescola sempre fez parte da minha vida e da minha história. Mesmo fora do sindicato desde 2001, acompanho os trabalhos e sigo como representante da entidade junto ao Sesc. Estou muito emocionado com o reconhecimento por esses anos de dedicação”, disse.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, falou sobre a importância da homenagem em vida. “Precisamos reconhecer o esforço, a dedicação e as conquistas daqueles que vieram antes de nós. Quando assumimos essa gestão, nomeamos Dilson para o Conselho Nacional do Sesc sabendo da sua capacidade e da sua experiência. Hoje parabenizo também o atual presidente do Sindauto, Joaquim Loiola, pela grande iniciativa”, explicou Aparecido.

A diretora regional do Senac, Karine Câmara, lembrou que Dilson sempre esteve presente nos momentos importantes. “É um conselheiro que está disponível e pronto para nos ajudar com sua experiência. É um privilégio contar sempre com ele”, disse.

O presidente do Sindauto relembrou histórias e projetos realizados ao lado do homenageado. Amigos de décadas, eles e outros companheiros do setor já percorreram o País em congressos e reuniões, debateram com autoridades políticas e melhorias para garantir a formação de bons condutores e um trânsito mais seguro. “Dilson é um nome conhecido não só em Brasília. É uma referência para nosso segmento. Me sinto na obrigação de prestar essa justa homenagem, pois hoje estamos colhendo os frutos de seu trabalho”, concluiu Loiola.

Natural do Rio de Janeiro, Dilson veio para Brasília em 1973 com a esposa e o filho mais velho. Já na capital, tornou-se pai pela segunda vez. Recusou emprego no setor público para empreender no segmento de autoescolas, área em que também ajudou a fundar cooperativas ligadas à educação de trânsito e exames clínicos.