Setor produtivo, representado pela Fecomércio-DF e CDL, entrega documento ao GDF solicitando criação de corredor cultural na W3

O setor produtivo brasiliense, representado pela Fecomércio-DF e pela Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL), realizou a entrega de um documento ao secretário de governo, José Humberto, nesta quarta-feira (28), no Palácio do Buriti. O documento solicita a criação de um corredor cultural, entre as quadras 504 e 508 Sul, na avenida W3, tendo por objetivo movimentar a localidade. O projeto visa a criação de exposições, teatros, rodas de leitura, feiras de artesanato e design, com o intuito de o brasiliense voltar a ter uma intimidade com a avenida W3 e com o comércio local.

O documento também pede ao executivo local a criação de um incentivo fiscal para empreendimentos comerciais de destaque no mercado, para segmentos culturais e da economia criativa; importante ferramenta para impulsionar o fluxo de pessoas na W3. Na opinião do presidente da Federação, Francisco Maia, o governo recebeu a solicitação com bons olhos. Segundo Maia, com a implantação do corredor, o objetivo é ampliar a oferta de programações culturais na avenida, fazendo que a W3 volte a ser o cartão postal de Brasília. “Além de criar mais uma opção de cultura e lazer para a comunidade e dar mais vida para a comunidade, o corredor ajudaria também na instalação de novos empreendimentos ao longo da avenida, gerando novos postos de trabalho na região”, informou o presidente da Federação, Francisco Maia.

O secretário de governo, José Humberto, disse que recebe a solicitação com carinho e bom grado. “É um projeto que tem da nossa parte todo o interesse de implantação e vamos trabalhar para que assim seja”, destacou o secretário. O presidente da CDL, José Carlos, também esteve presente na entrega. De acordo com ele, a CDL começou em 2015 as tratativas para que o executivo voltasse a atenção para a W3. “A conversa de revitalização da avenida é antiga, mas agora estão vindo ótimas ideias para somar. Em outros governos nós lutávamos por qualquer tipo de reforma no local, hoje estamos debatendo possibilidades e sendo ouvidos. Acredito que esse corredor trará um novo ambiente para a W3”, concluiu José Carlos.

Maioria dos brasilienses apoiam trânsito fechado na W3 Sul e criação de corredor cultural, mostra pesquisa do Instituto Fecomércio-DF

Os comerciantes, moradores e frequentadores da W3 Sul apoiam o fechamento da avenida para veículos, aos domingos e feriados. Segundo pesquisa do Instituto Fecomércio-DF, 64,88% são favoráveis à interdição do trânsito na localidade. Dos que são a favor, 62,41% afirmaram que gostariam que o comércio também ficasse aberto. Sobre a revitalização da W3 Sul, 99,76% responderam que será positivo. A criação de um Corredor Cultural, projeto da Fecomércio-DF que prevê a criação de atividades culturais na avenida, entre as quadras 504 e 508 Sul, envolvendo o Sesc e o Centro Cultural Renato Russo, tem a aprovação de 76,83% dos entrevistados. As coletas dos dados foram realizadas entre os dias 16 e 18 de outubro deste ano, ao longo das quadras 502 e 516, com 410 pessoas.