• 03/11/2022
Projeto que aumenta para 22 anos a idade limite o programa Jovem Candango é aprovado na CAS

O programa Jovem Candango foi criado pelo governo do Distrito Federal por meio da Lei 5216/2013. A lei tem por objetivo promover a inserção do jovem no mercado de trabalho através de capacitação técnica. Os jovens são contratados por empresas ou órgão públicos como aprendizes e recebem uma bolsa mensal. No DF podem participar jovens entre 14 a 18 anos.
A proposta apresentada pelo Deputado Eduardo Pedrosa traz mudanças no programa após pesquisas realizadas sobre o aumento na taxa de desocupação dos indivíduos entre 15 a 29 anos de idade. Com base nisso o parlamentar propôs que a idade limite passasse de 18 e fosse até 22 anos para a participação no programa. O Projeto de Lei traz ainda uma alteração em relação às vagas para pessoas com deficiência – PCD, determinando de 5% das vagas sejam destinadas para PCD e reabilitado aprendiz. Outros 5% devem ser utilizados para adolescentes que receberam acolhimento judicial pelo Distrito Federal. Por último, o programa retira o prazo máximo de 2 anos para a participar do processo.

Fernando Frazão/Agência Brasil