Programa Em Frente Com a Gente fala sobre competências do futuro

A Fecomércio-DF realizou uma live nesta sexta-feira (16), às 15h, no site do programa Em Frente com A Gente, com o tema: Competências do Profissional Pós Covid. Os convidados para falar do assunto foram: a diretora executiva da Spot Pessoas e Resultados, sócia da Stag Central de Estratégias e Conselheira da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF, Caroline Borges, e o sócio fundador da escola Akasha e sócio da Rede Look’n Feel e da Vai Bem Gelados, Luís Carlos. O pesidente da Fecomércio, Francisco Maia, abriu a conversa e destacou que a Federação tem se preocupado com as demissões, falências e dívidas das empresas. Para ele, essas lives são para trazer conhecimento, para que que o profissional e o empreendedor possam estar conectados com as inovações do momento.

“Nossa ideia é trazer o empresário para esse novo mundo que está surgindo. Se fala muito que fechar é fácil, o difícil é retomar, recomeçar: e esse retorno tem sido muito complicado, principalmente no ponto de vista operacional, já que a mão de obra está seguindo um caminho diferente, com as inovações. O mercado precisa ser reformado e reciclado para abrir novas oportunidades. Esse é o nosso objetivo com as nossas conversas online”, enfatizou Francisco Maia.

Carolina Borges disse durante a live que o tema das competências para o futuro é recorrente e não acontece só aqui no DF, mas em todo o mundo. Para isso, existem programas com o intuito de ajudar as pessoas a se realocarem, como é o caso do Em Frente Com A Gente – projeto da Fecomércio, Sesc, Senac, em parceria com o Sebrae-DF. “É preciso ter direcionamentos, as incertezas são muitas. Hoje, vemos a necessidade de estruturas mais flexíveis, como a mão de obra temporária, que pode ajudar o empreendedor nessa sazonalidade. A conexão com o time também vem sendo difícil fazer, assim como manter a produtividade nesse cenário. Para retomar é preciso se preparar”, disse Carolina, que trabalha também com uma escola de negócios, que está com uma parceria com a Fecomércio Para saber mais sobre os cursos e treinamentos, mande um e-mail: [email protected]

Luís Carlos falou um pouco sobre a metodologia de trabalho de sua empresa, a Akasha – escola de conhecimento facilitado, onde são criados cursos, workshops, palestras e conteúdos online para conectar as ideias e habilidade que vão permitir criar o futuro da sua empresa. Luís também ressaltou as mudanças causadas durante o ano de 2020, que foram muitas. “Tivemos a digitalização forçada, as pessoas foram para o home office e o boom do e-commerce. Além da quebra das fronteiras físicas para contratação. O trabalho também mudou, já que o colaborador está tendo que convive com uma hiper convivência domiciliar e familiar. De março para cá, desde o início da pandemia, muita coisa aconteceu e agora conseguimos enxergar várias linhas de tendências e movimentos”, disse. “Os negócios mudaram, o jeito de se trabalhar também, assim como o jeito de vender, de desenvolver e de entregar. Será que todas as habilidades que garantiam sucesso pré 2020 ainda garantem? Por isso é necessário ter novas habilidades”, disse.

Foi apresentada uma pesquisa, realizada pelo Linkedin Learning sobre as 10 competências do futuro, são elas: criatividade, colaboração, transparência, compartilhamento, empatia, espirito empreendedor, capacidade de experimentação, inteligência emocional, colaboração, mindfulness. “Entre os principais estão: inteligência emocional, já que nunca tivemos com segurança psicológica tão ameaçada e o espírito empreendedor, que não tem nada haver com abrir empresa, e sim em ter iniciativa, postura e inovação”, disse Luís Carlos.

Além desses assuntos, vários outros temas foram abordados durante a live. Para ver, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=cpS3UjbSdy4