fbpx

Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF mostra que os varejistas brasilienses estão otimistas quanto às vendas no Dia das Mães

Os varejistas brasilienses estão otimistas em relação às vendas para o Dia das Mães deste ano. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF, quanto às perspectivas de vendas, 39,55% dos lojistas entrevistados esperam um montante de vendas maior que 2020, enquanto, 55,47% responderam que têm expectativa de vendas igual ao efetivamente vendido no Dia das Mães do ano passado. Apenas 4,98% possuem expectativas negativas. O levantamento de dados foi feito com 401 empresas de diferentes segmentos, concentradas em várias regiões do Distrito Federal. Segundo o Presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido da C. Freire, o otimismo era esperado. “Esse ano o comércio está aberto, logo a expectativa é superior a 2020”, explica.

Os empresários esperam que o consumidor gaste mais ao fazer a compra no ano de 2021. O valor de venda média por cliente informado pelo lojista para esta data comemorativa de 2021 foi de R$189,78. Em 2018, época da última pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF, os entrevistados apontaram um valor de R$ 120,00, donde se percebe uma variação real positiva de +37,98% em relação ao ano de 2018, já considerando a inflação do período. O estudo conseguiu identificar ainda que as duas estratégias mais adotadas para atrair os clientes serão a Promoção (25,08%) e a Vitrine Temática (21,18%). Para o consumidor, os descontos e promoções (53,49%) seguidos pela qualidade do produto (13,18%), são os maiores motivos para retornar a uma loja. Já o preço alto (46,90%) foi considerado a principal razão de não voltar a uma loja, o que aponta a alta relevância do preço do produto estar competitivo.

Em relação ao preço dos produtos, a maioria dos lojistas, 84,80%, indicou que manterá os preços dos produtos inalterados em relação aos preços do ano anterior, o que certamente será um grande atrativo para os consumidores; 12,4% afirmaram que vão aumentar e 2,7% reduzirão. Como justificativa para aumento dos preços, 100% responderam que será devido ao repasse do fornecedor. Para a redução, 27,1% disseram que irão abaixar os preços para se adequar ao cenário da crise; 27,1% para atrair mais clientes; 27,1% em razão de promoção e 18,7% para girar estoque encalhado.

 

Consumidor

Apesar da pandemia, cerca de 63,55% dos consumidores brasilienses irão presentear neste Dia das Mães. Ainda de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF, dos 406 consumidores entrevistados, apenas 36,45% não presentearão no Dia das Mães de 2021. Entre os que não pretendem presentear 41,89% indicaram que estão com dificuldade financeira; 38,51% responderam que não têm a quem presentear; 15,54% estão desempregados e 3,38% não gostam de presentear.

O ticket médio esperado pelos consumidores é de R$114,96. Na última pesquisa realizada, em 2018, nesta mesma data comemorativa, a média havia sido de R$ 158,71, donde se percebe uma redução real de -27,56%. Em relação as opções de pagamento, 36,8% dos entrevistados indicaram que irão pagar suas compras no cartão de crédito; 27,5% no dinheiro; 20,5% no cartão de débito e 15,1% através de PIX/transferência. Sobre o local de compra, os meios utilizados serão as lojas de rua (41,09%); lojas de shopping (31,78%); feiras (10,47%); internet (7,75%); lojas de departamentos (5,04%); supermercados (3,49%); entre outros. A respeito dos produtos escolhidos para dar de presente neste Dia das Mães, 32,40% dos consumidores têm preferência por roupas/acessórios; 27,75% por calçados/acessórios; 17,52% por cosméticos/perfume; 8,06% flores/cesta; 6,82% jóias/semijóias/bijuterias; entre outros.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.