fbpx

Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF mostra que apenas 6,8% dos comerciantes brasilienses esperam crescimento nas vendas durante o Dia das Crianças

Os comerciantes brasilienses já estão preparados para o Dia das Crianças deste ano. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF, apenas 6,8% dos lojistas da capital do País, no entanto, esperam que as vendas em 2020 cresçam mais do que no ano passado; 62,09% disseram que a procura será igual e 30,92% afirmaram que será menor. A expectativa de venda neste ano é 17% menor que a do ano passado, quando a redução esperada foi de 24,12%.

O levantamento foi feito com 401 empresas de diferentes segmentos, concentradas em várias regiões do DF, durante o período de 20 a 30 de agosto. Para o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, a crise causada pela pandemia resultou no pessimismo por parte do empresário. Entretanto, o empreendedor que investir no e-commerce, pode se destacar entre os demais.

“Com a restrição de circulação de consumidores, percebemos um aumento significativo em volume de vendas no e-commerce. Apenas em agosto deste ano o comércio eletrônico faturou R$ 680 milhões por dia, segundo a Receita Federal. Essa modalidade pode ser um diferencial para o empreendedor gerar fluxo de caixa para a sua empresa durante a data comemorativa”, destacou Maia. O presidente da Federação informa ainda que por mais que estejamos atravessando um período incerto, com o choque negativo na economia, os consumidores não deixarão de comprar. “Nem que seja uma lembrancinha, o consumidor fará pesquisa e não deixará a data passar em branco”, acredita Francisco Maia.

A expectativa em relação ao valor médio do presente, por parte dos empresários, é de R$ 197,54: uma queda de 23,51%, considerando a inflação acumulada do período, quando comparado ao ano anterior. Já no quesito Estratégias para a data, 44,89% pretendem usar algum tipo de marketing para alavancar as vendas, preferencialmente por: promoção (28,79%); diversidades de produto (19,02%); vitrine temática (15,68%); kit de produtos (15,17%); atendimento especial (8,48%); descontos para compra à vista (7,97%).

Em relação ao preço dos produtos, 90,5% dos lojistas disseram que irão manter o valor; 2,5% afirmaram que vão reduzir e 7% aumentarão. Como justificativa para o aumento, 89,29% responderam que será por causa do repasse do fornecedor e 10,71% disseram que é por conta do aumento de impostos. Para a redução, 30% afirmaram que vão abaixar os preços para se adequarem ao cenário de crise e 20% responderam que é para atrair mais clientes.

Consumidor

Ainda de acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio, a maioria dos consumidores estão dispostos a ir às compras. Segundo a pesquisa, 71% pretendem presentear e 29% disseram que não irão comprar nada para a data. Em relação ao ano passado, a intenção positiva de compra teve um aumento de 18,1%. Entre os que não vão comprar presentes, 49,60% disseram que estão passando por dificuldade financeira; 37,60% não tem a quem presentear; 9,60% não gostam de presentear; 0,8% estão desempregados.

O ticket médio esperado pelos consumidores é de R$ 97,23. A preferência pela modalidade de pagamento é pelo crédito à vista (42,2%); débito (19,6%); e dinheiro (38,2%). Nesse Dia das Crianças, o consumidor afirmou que a preferência pelo presente será brinquedos (33,25%); vestuário e acessórios (30,52%) calçados e acessórios (20,65%); eletrônicos (8,18%); chocolates e doces (2,99%); cosmético e perfumes (1,56%); livros/papelaria (1,17%), entre outros. Sobre o local de compra, 44,77% afirmaram que vão procurar o presente em lojas de rua/bairros; shopping (29,74%); feiras (12,09%); supermercados (5,88%); internet (5,23%); lojas de departamentos (1,96%) e perto de casa (0,33%).

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.