Parceria entre Sesc-DF e Secretaria da Mulher garante prevenção ao câncer de mama durante Outubro Rosa

No mês em que se debate com mais frequência o câncer de mama, o Sesc-DF participará da programação especial do outubro rosa promovida pela Secretaria da Mulher do DF (SMDF). A abertura da campanha ocorreu nesta segunda-feira (4), no salão nobre do Palácio do Buriti, e terá como foco levar para as cidades satélites diversos serviços voltados para a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento contou com a participação de várias mulheres que receberam o diagnóstico da doença, venceram o câncer e conseguiram reconstruir a autoconfiança e a autoestima. Juntas, elas estamparam a exposição de fotos “Simplesmente Amor”, realizada pela Ong Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, participou da solenidade e destacou a importância da prevenção no combate ao câncer de mama. “Felizmente tem-se realizado um trabalho contínuo de conscientização de toda a sociedade, sobretudo para as mulheres, sobre os cuidados a serem tomados”, destacou. Aparecido disse que o Sesc-DF não medirá esforços para contribuir com ações em benefício da saúde da população. “No mês do outubro rosa, essas campanhas tornam-se mais constantes sobretudo na divulgação de políticas públicas desenvolvidas pelo GDF. E nesse contexto, o Sesc-DF tem sido um personagem importante na atuação junto a toda população, oferecendo seus serviços em prol dessa causa que é de todos nós”, explicou o presidente. O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, também esteve presente na abertura da campanha.

Entre os serviços que serão oferecidos durante o mês de outubro serão disponibilizadas, em parceria com o Sesc-DF, 100 vagas para realização de mamografias, em mulheres com idade acima de 50 anos, e 130 vagas para exames citopatológicos. As interessadas deverão preencher o formulário disponível na página da Secretaria da Mulher (Secretaria da Mulher), apresentar os documentos solicitados e aguardar o agendamento (Clique aqui e faça seu agendamento). A ação ocorrerá por meio da carreta da ​mulher do Sesc, que ficará estacionada na Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, no período de 4 a 6 de outubro, e na Administração de Planaltina, entre os dias 26 a 29 de outubro.

A secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Ericka Filippelli, agradeceu a parceria do Sesc-DF e da Fecomércio. Segundo ela, as instituições abraçaram a causa e permitiram que a campanha pudesse ser ainda maior com os serviços e trabalho que serão oferecidos. “Agradeço ao diretor do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, e ao presidente da Fecomércio, José Aparecido, por serem entusiastas dessa causa. Temos que propor ações que vão além de iluminar os prédios da cidade. Com essa parceria podemos ter iniciativas com resultados. É o que o governador nos pede com frequência, que seja um trabalho que leve benefícios reais para a população do Distrito Federal”, ressaltou a secretária.

Programação Outubro Rosa

Ao longo do mês, além da realização de mamografia com pacientes previamente agendados e exames de citopatologia, o Sesc-DF também disponibilizará espaços com orientações educativas sobre a prevenção do câncer de mama e câncer do colo do útero em alusão ao outubro rosa; e orientações educativa sobre a prevenção do câncer de próstata em alusão ao novembro azul. Veja abaixo o local e data das ações: