• 19/01/2024
Natal 2023 superou as expectativas e movimentou cerca de R$ 913 milhões no comércio do DF

Última pesquisa do ano realizada pelo Instituto Fecomércio-DF mostrou que o Natal de 2023 superou as expectativas dos lojistas e também as vendas realizadas em 2022. Segundo o levantamento mais recente, 92,40% dos empresários entrevistados disseram ter vendido mais que a última edição da data comemorativa. Apenas 6,3% disseram ter tido vendas iguais, e 1,3% venderam menos que em 2022.

Durante os preparativos para festas de fim de ano, 82,40% achavam que as vendas seriam melhores que no ano anterior. A diferença positiva de 10% entre a expectativa e o que foi efetivamente vendido resultou na movimentação de cerca de R$ 913 milhões no comércio do Distrito Federal, ante os R$ 830 milhões projetados para o período. Já em 2022, o valor total ficou em aproximadamente R$ 702 milhões. Com isso, o índice de crescimento nas vendas de um ano para o outro foi de 25,34%.

Outro dado positivo da pesquisa de pós-vendas foi aumento de 3,8% no ticket médio, que passou de R$ 185 para R$ 192. Já as formas de pagamento ficaram próxima às expectativas dos lojistas, mantendo o cartão de crédito como a principal forma de pagamento (75,8%), seguidos de Débito (21,2%) e Dinheiro (3%).

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, a última pesquisa do IF confirmou o ciclo positivo de datas comemorativas para o comércio do Distrito Federal. “Todos os levantamentos realizados ao longo do ano mostraram uma boa expectativa dos empresários e, na sequência, um desempenho positivo em relação a 2022, desde a Páscoa, passando pelo Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças”, afirmou.

Em sua análise, Aparecido citou ainda os motivos que podem ter levado ao bom desempenho do comércio nas datas comemorativas. “Acreditamos que esse cenário se deva à inflação controlada, aos reajustes salariais concedidos aos setores públicos e privados, ao aumento no nível de emprego na capital, às quedas na taxa Selic, e também ao esforço dos empresários do Distrito Federal. Sem eles, que acreditam e investem cada dia mais no comércio brasiliense, não teríamos esse cenário favorável”, concluiu.

A Pesquisa de pós-vendas do Natal tem como principal objetivo verificar se a expectativa de vendas dos lojistas se concretizou, além de demonstrar o impacto deste consumo sazonal na economia local. Os dados foram coletados entre os dias 26 de dezembro e 11 de janeiro de 2024.

A abordagem aos lojistas, estrategicamente direcionada aos diretores e gerentes das empresas, deu-se de forma telefônica, compreendendo uma amostra de 302 empresas de diferentes segmentos, concentradas em várias regiões do DF.