• 09/10/2023
Na Argentina, missão do Sesc-DF contou com visitas a universidade e organizações sociais
Valcides de Araújo, secretário-geral da Fundação River Plate, Felipe Llorente, e José Aparecido

Com objetivo de promover a troca de experiência e de melhores práticas entre organizações e instituições internacionais, a missão do Sesc-DF para Buenos Aires (Argentina) conectou empresários brasilienses a notórios representantes do cenário econômico e social daquele país.

Liderada pelo presidente do Conselho Regional do Sesc-AR/DF, José Aparecido Freire, a comitiva formada pelo diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, conselheiros da entidade, presidentes de sindicatos e colaboradores do Sistema Comércio da capital teve uma extensa agenda ao longo da missão.

Após encontros que tiveram como foco o fortalecimento do comércio bilateral, realizados em visitas ao presidente da Comissão do Mercosul do Congresso de La Nacion, o deputado Fernando Iglesias, e a ministros conselheiros da embaixada do Brasil na Argentina, o grupo visitou, nos dias 3, 4 e 5 de outubro, a Universidade Torcuato Di Tella, a Fundação River Plate, a Associação Nacional de Polo, o Projeto Pescar e o Grupo Phrónesis.

Durante as reuniões, o presidente Aparecido falou sobre os projetos desenvolvidos pelo Sesc-DF e sobre a conjuntura econômica brasileira. Ao reitor Dario Judzik, por exemplo, ele citou a categoria do Microempreendedor Individual (MEI), que diferentemente da Argentina, concede benefícios às pequenas empresas e as distingue em relação aos grandes empreendimentos.

Em contrapartida, os argentinos apresentaram in loco a estrutura e o funcionamento de seus projetos. “Apesar das diferenças em termos de legislação, temos muito o que compartilhar em termos de boas práticas. Acredito que possamos replicar o que há de melhor, tanto do lado argentino quanto do lado brasileiro”, destacou Aparecido.

Durante a visita ao estádio do River Plate, o diretor regional do Sesc-DF disse que o trabalho realizado pelo braço social do time portenho pode servir de inspiração para os projetos Voar e Mesa Brasil.

O anfitrião da missão, o argentino Ignacio Cornejo, responsável pela programação da comitiva em Buenos Aires, disse que as instituições privadas participantes do benchmarking manifestaram interesse em dar sequência à troca de experiência e boas práticas.

Segundo Cornejo, é possível que uma missão argentina aterrisse em Brasília, ainda no primeiro semestre de 2024, para conhecer a estrutura e o funcionamento do Sistema Comércio brasileiro.