• 26/05/2022
Missão Sesc Food Bank Flórida trará expertise norte-americana para o atendimento a comunidades carentes do DF

Uma comitiva de dirigentes do Sistema Fecomércio do Distrito Federal está reunida na Flórida (Estados Unidos), até sexta-feira (27), para conhecer o funcionamento de vários Food Banks (bancos de alimentos), com visitas guiadas, além de entender os processos realizados dentro desses espaços que dão suporte a pessoas em estado de vulnerabilidade social. Um dos objetivos da iniciativa é absorver o que pode ser implementado no DF para melhorar o atendimento às comunidades mais carentes. A missão Sesc Food Bank Flórida foi um convite da Federação do Comércio do Rio de Janeiro.

De acordo com os dirigentes, o trabalho voluntário dentro das Food Banks é essencial para o funcionamento integral das atividades. O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, integra a comitiva e destaca que diversas ideias poderão ser aproveitadas dentro do programa Mesa Brasil Sesc no DF e em outros projetos sociais. “Esta iniciativa permite conhecer como funcionam os programas sociais nos Estados Unidos e isso é fundamental para nós do Sistema. Estamos estudando de que forma isso pode ser um legado para o Brasil, especialmente em programas sociais que desenvolvemos como o projeto Voar e o Mesa Brasil”, disse o presidente.

Na quarta-feira (25), a comitiva visitou três instituições: Second Harvest Food Bank, Grace Medical Home e United Against Poverty Orlando. Para o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, que também faz parte da comitiva, o incentivo do setor produtivo a diversos bancos de alimentos é surpreendente. Segundo ele, a colaboração dos empresários e do Estado faz toda a diferença. “O envolvimento dos voluntários nos bancos de alimentos chama a atenção. É algo que funciona bem e atende milhares de pessoas. Somado a isso temos também o incentivo do setor produtivo e do Estado a essas instituições. São diversas empresas, desde bancos a postos de gasolinas, contribuindo para a manutenção desses bancos”, ressaltou Valcides.

De acordo com dados do Second Harvest Food Bank, mais de 500 mil pessoas enfrentam dificuldades para terem comida e se alimentarem na Flórida. Segundo o levantamento, uma a cada cinco crianças passam fome na região. A proposta dos Food Banks é proporcionar a toda e qualquer comunidade o acesso às necessidades básicas, alimentação nutricional, cuidados com crise, educação, treinamento profissional, se comprometendo para que todo cidadão tenha a oportunidade de alcançar um futuro repleto de possibilidades.

Assessoria de Comunicação do Sesc
José do Egito