fbpx

Investir no turismo interno pode ser uma solução para retomada do setor, avaliam especialistas durante live da Fecomércio

O diretor executivo do Canal Arte1, do Grupo Bandeirantes de Comunicação e ex-ministro do esporte e turismo no governo FHC, Caio Luiz de Carvalho, participou de uma live, realizada pela Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF, nesta terça-feira (14), nas redes sociais da Federação. Durante a transmissão, Caio falou de sua experiência como ministro e da importância de inovação e criatividade. Ele também destacou a relevância de se investir no turismo doméstico. Segundo o ex-ministro, é preciso vender o Brasil para o brasileiro, ainda mais em tempos de pandemia, que dificulta a vinda de estrangeiros, assim como a saída de brasileiros do País.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, também participou da conversa, junto com a presidente do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau, Claudia Maldonado. O consultor legislativo do Senado Federal, Alexandre Guimarães, foi o mediador da live. De acordo com Maia, os tempos estão mudando e o desafios estão cada vez maiores para o turismo. “Temos um desafio grande de tentar reerguer esse setor fundamental para a economia. Infelizmente ainda não temos perspectiva de retomada. Mas estamos aqui para tentar debater o novo normal, aprender, ouvir, discutir e trabalhar”, destacou Francisco Maia.

Caio começou a sua fala dizendo que o turismo vai superar esse momento, mas para isso, segundo ele, é necessário investir em criatividade e trabalhar bastante. O ex-ministro também falou um pouco sobre a história do turismo no Brasil, como a criação da Embratur, de câmaras setoriais e do Ministério do Turismo. Como objetivo de retomada da área, Caio destacou que é necessário valorizar o turismo interno. “O foco deve ser o brasileiro. O turismo perto, aquela pessoa que vai viajar de carro. Essa é a realidade agora”, explicou. “É preciso trabalhar com campanhas motivacionais, vendendo o nosso destino ao brasileiro, que é o grande cliente. Até porque é o momento do brasileiro ficar no Brasil”, salientou Caio. “O paulista, do interior do estado, por exemplo, é um turista interessante para qualquer destino. Ele gasta mais, quer conhecer mais. Temos que trabalhar esse turista que é de interesse para os hotéis, pousadas e restaurantes de todo o País”, concluiu.

A presidente do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau, Claudia Maldonado, disse que essa é a hora de Brasília se posicionar como destino. Além disso, ela elogiou o trabalho da Câmara e da Fecomércio. “O presidente Francisco Maia é responsável por unir todo o setor privado do turismo, trabalhando com meta e foco. A Câmara de Turismo é um grande marco para o segmento, vamos continuar trabalhando”, disse Claudia.

Para ver todos os assuntos tratados durante a conversa, a live está disponível no Youtube da Federação: https://www.youtube.com/watch?v=ay0ZkcRvsgg

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.