• 02/10/2023
INTENÇÃO DE CONSUMO CRESCE PELO SÉTIMO MÊS EM SETEMBRO

A Intenção de Consumo das Famílias do Distrito Federal (ICF/DF) cresceu em setembro 4,5%em relação ao mês anterior, e emplacou índice geral de 91,6, sendo o sétimo mês seguido de aumento após pequena queda no mês de fevereiro de 2023, quando atingiu o melhor índice desde fevereiro de 2020. Os índices, no entanto, seguem abaixo dos 100 pontos (zona de satisfação).

Dos sete indicadores pesquisados, seis apresentam variação mensal positiva e melhora em todas as faixas de renda. Influenciaram positivamente o índice geral o indicador de momento para aquisição de bens duráveis, com evolução de 13,8%, seguido de perspectiva profissional, com 9,8%, acesso ao crédito, com 5,0%, e o nível de consumo atual, com 4,5%.

A expectativa de consumo nos próximos três meses teve um recuo de -1,0% em relação ao mês anterior, e 44,6% quando comparado com o mesmo mês do ano anterior. A pesquisa aponta que 45,9% das pessoas entrevistadas responderam que a expectativa de consumo é maior que o ano passado em face 47,4% no mês de agosto.
Já o nível de consumo atual apresenta crescimento mensal de 4,5%, e de 40,6% no mesmo mês do ano anterior. Juntamente com o momento para aquisição de bens duráveis, perspectiva profissional, acesso ao crédito respondem pelo crescimento na intenção de consumo das famílias no Distrito Federal.

“A intenção de consumo das famílias apresenta melhora expressiva no ritmo de crescimento a partir do mês de julho, certamente em razão da queda dos juros com as campanhas de renegociação de dívidas”, avalia o presidente do sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

“A intenção de consumo das famílias apresenta melhora expressiva no ritmo de crescimento a partir do mês de julho, certamente em razão da queda de juros com as campanhas de renegociação de dívidas”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

O destaque no mês de setembro é a melhora na percepção para aquisição de bens duráveis, com crescimento de 13,8%, e deve estar relacionada com a redução dos juros e o comportamento dos preços desses produtos. Isso porque, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o menor impacto no IPCA de agosto advém dos preços de artigos de residência do tipo eletrodomésticos eletroeletrônicos, já que em um ano o grupo teve uma redução de preços de 12,4 pontos percentuais (p.p.).

Houve melhoria também na recepção sobre acesso ao crédito, quando 20,6% das pessoas responderam que está mais facilmente 18,4% no mês anterior. “Neste cenário, é fácil interferi que o endividamento e a inadimplência ainda elevados, embora abaixo do nacional, limitam a capacidade de consumo das famílias no DF, e travam os efeitos benéficos da maior renda disponível, com a queda da inflação e as políticas de transferência de renda”, conclui Aparecido.

Sobre pesquisa :
A pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador antecedente do potencial das vendas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os resultados medem o grau de satisfação e insatisfação dos consumidores, em que o índice abaixo de 100 pontos indica percepção de insatisfação, enquanto acima de 100 (com limite de 200 pontos) indica satisfação. A pesquisa contempla 18 mil questionários analisados mensalmente, com dados de consumidores coletados em todas as Unidades Federativas , compilados em det indicadores: três sobre as condições atuais (emprego, renda e nível de consumo), dois sobre expectativas a partir três meses à frente (perspectiva de consumo e perspectiva profissional), além da avaliação do acesso ao crédito em momento atual para aquisição de bens duráveis.