Para o Instituto Fecomércio (IF), o ano de 2016 foi permeado de importantes iniciativas. Foram realizadas várias ações em prol do fortalecimento do comércio brasiliense. Nesse sentido, o Instituto atendeu mais de 5,4 mil estudantes em busca do primeiro estágio no setor produtivo e inseriu mais de 1,9 mil estagiários no mercado de trabalho, além de 909 menores aprendizes que começaram na carreira profissional. Do lado do empresariado, a entidade realizou visitas a empresas de comércio e serviços com o objetivo de conhecer melhor o mercado e oferecer treinamentos gerenciais customizados para os empreendedores.
Com a meta de manter os seus cursos sempre atuais, o Instituto Fecomércio participou no ano passado de sete grandes feiras de estágio. Também desenvolveu 26 sobre expectativa de vendas, mão de obra ocupada e formas de pagamento adotadas pelo consumidor dos setores de comércio c serviços. Entre as pesquisas realizadas estão as conjunturais, que são feitas mensalmente e elaboradas em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, e as sazonais, que são estudos realizados nas épocas de datas comemorativas para retratar os anseios dos lojistas em relação a Páscoa. Dia das Mães, Dia dos Namoradas, Dia dos Pais, Dia das Crianças, e Natal.
Para a realização dessas pesquisas foram entrevistados 13.615 empresários do Distrito Federal e 2.412 consumidores. O ano de 2016 também foi o início de um novo projeto: o Workshop da Pesquisa Conjuntural. Ao todo foram realizados seis encontros, em shopping centers da cidade, com o objetivo de divulgar informações para os empresários sobre a conjuntura econômica especial do Distrito Federal. Esperamos que em 2017 os estudos do Instituto Fecomércio continuem servindo como importantes ferramentas para auxílio dos líderes empresariais na tomada de decisões e para que possamos ter um melhor entendimento da economia brasiliense.
Adelmir Santana
Presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc Senac e Instituto Fecomércio)