
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) foi homenageada, nesta terça-feira (10), durante audiência pública promovida pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, em reconhecimento pelo apoio institucional dado ao projeto Futebol Social. Criada em 2014, a parceria entre a CNC e o movimento tem contribuído para transformar a vida de milhares de jovens em situação de vulnerabilidade social em todo o país.
O evento, realizado no Plenário a pedido do deputado Augusto Puppio (MDB-AP), reuniu autoridades, apoiadores e representantes da iniciativa. A CNC foi representada pelo presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, e pela diretora de Relações Institucionais da entidade, Nara de Deus. Também participaram a deputada Laura Carneiro, presidente da Comissão do Esporte, além dos diretor e do técnico do programa, Guilherme Araújo e Pupo Fernandes.
Durante a cerimônia, José Aparecido destacou o compromisso histórico da CNC com o projeto. “O presidente José Roberto Tadros sempre demonstrou grande apreço pelo Futebol Social. Segundo ele, o programa faz parte da Confederação e nós seguiremos apoiando esse trabalho, que está totalmente alinhado à missão do Sesc, promovendo inclusão, saúde, educação e realizando o sonho de muitos jovens”, afirmou.
O diretor do Futebol Social, Guilherme Araújo, destacou o papel estratégico da CNC no desenvolvimento do projeto. “Mais do que uma apoiadora, a CNC é uma parceira institucional. Além do aporte financeiro, a Confederação contribui em diversas frentes. Já realizamos treinamentos em campos do Sesc antes do mundial, por exemplo. É, de fato, uma parceria sólida e essencial para o nosso trabalho”, afirmou
Um dos momentos marcantes da audiência foi a participação, por videoconferência, do jovem Guilherme Temístocles, de 19 anos, que atualmente joga futsal em Portugal. O brasiliense integrou a seleção brasileira mista — composta por homens e mulheres — que disputou o campeonato em Seul, na Coreia do Sul, em setembro de 2024. “Foi a melhor viagem da minha vida e hoje estou jogando aqui em Portugal jogando profissionalmente”, disse.

“Todas as iniciativas voltadas à promoção da saúde contam com o meu apoio. Mas projetos como o Futebol Social vão além: eles transformam vidas. Hoje vimos depoimentos emocionantes que mostram como é possível, ao mesmo tempo, prevenir doenças, promover o bem-estar e impactar positivamente o futuro de inúmeras famílias. São ações que iluminam nossos olhos e tocam nossos ouvidos como música”, afirmou o deputado Augusto Pupio.
Na última edição, a equipe brasileira contou com três mulheres e cinco homens, com idades entre 16 e 20 anos, de seis estados diferentes. O grupo conquistou um dos troféus da competição, que este ano acontecerá em Oslo, na Noruega, entre os dias 23 e 30 de agosto.
Atualmente, o Futebol Social atende cerca de 2 mil jovens no Brasil e está presente em mais de 70 países. A iniciativa mostra que os desafios relacionados à falta de moradia e vulnerabilidade social não são exclusividade dos países em desenvolvimento. Seleções da Europa e da América do Norte também participam ativamente do projeto, que celebra em 2025 sua 20ª edição.
Interessados em apoiar a iniciativa podem entrar em contato pelas redes sociais, no perfil oficial do Instagram: @futebol.social.