• 15/01/2024
Fim de ano: número de vagas temporárias superou expectativa com cerca de 6,2 mil contratações no comércio em 2023

A contratação de trabalhadores temporários no fim de 2023 superou as expectativas do comércio do Distrito Federal. Nova pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF com os mesmos entrevistados durante os preparativos para as festividades, em setembro do ano passado, confirmou o otimismo dos empresários e revelou aumento 44% no quantitativo de vagas abertas. Antes das datas comemorativas, eram previstos em torno de 4,3 mil postos de trabalho para atender as demandas da Black Friday, Natal e Ano Novo. Após esse período, foram constatadas cerca de 6,2 mil contratações efetivas em todo o comércio – o que também representa 2,3 mil vagas a mais que em 2022.

O novo levantamento foi realizado entre os dias 21 de dezembro de 2023 e 5 de janeiro de 2024. O estudo confirmou que 65,6% dos empresários entrevistados contrataram mão de obra para reforço das equipes durante as vendas de fim de ano. Anteriormente, a intenção de contratar havia batido a marca de 50,5%. Outro índice que cresceu entre a pesquisa de expectativa e de pós-venda foi a média de contratação de funcionário por empresa. Passou de 2,18 para 2,48 funcionários. Entre os segmentos mais impactados pelas festividades, esse índice foi ainda maior, como mostra o gráfico abaixo.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, o superávit de vagas em relação à expectativa de 2023 e o efetivamente contratado em 2022 ainda são reflexos da retomada no pós-pandemia. “Tivemos muitas perdas em 2020. Por isso acredito que estejamos presenciando uma recomposição gradativa dos postos de trabalho”, avalia.

De acordo com entrevistados, a maior parte das contratações ocorreu na 2ª quinzena de novembro (37,50%), seguida pela 1ª quinzena de novembro (34,50%) e 1ª quinzena de dezembro (19,50%).

Entre o empresário que não contrataram mão de obra (34,4% do total), o principal motivo foi já haver quadro suficiente para o atendimento aos consumidores (56,67%). Já as empresas que só trabalham com funcionário efetivo aparecem em seguida (29,29%). A não necessidade de contratação devido ao baixo movimento aparece na sequência (6,6%).

Contratação definitiva
Já o índice de contratação definitiva dos funcionários temporários teve uma leve queda em relação à pesquisa de expectativa. Antes, 70% dos entrevistados disseram haver possibilidade de efetivação do trabalhador. O novo levantamento, no entanto, mostrou que 67% cogitam essa possibilidade.

“Esses contratos, geralmente, são de 90 dias e vão até o fim de janeiro. Nessa época ainda é possível ver um movimento no comércio com a troca de presentes e as promoções de queima de estoque, que acabam atraindo novos clientes e aqueles que deixaram passar o Natal para aproveitar os tradicionais descontos oferecidos neste período”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Pré-requisitos
Comportamento proativo, local de moradia e escolaridade foram os pré-requisitos que mais pesaram na hora da contratação temporária. Quanto às características comportamentais elencadas para a contratação definitiva do funcionário – em uma escala de 1 a 10 –, as principais foram: Responsabilidade (9,76); Atitudes de cordialidade e respeito (9,71); e Higienização do ambiente de trabalho (9,87).