• 13/09/2023
Fenavist reúne senadores em almoço para tratar da Reforma Tributária

A Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist) ofereceu um almoço para senadores, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília, nesta terça-feira (12), para tratar do texto da reforma tributária. Participaram do encontro deputados e presidentes de sindicatos de todo o Brasil, além do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, representando o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Durante o encontro, o presidente Fenavist, Jeferson Nazário, falou sobre a preocupação do setor de segurança privada com o aumento de carga tributária expressiva, principalmente nos setores que prestam serviços contínuos, com prevalência de mão de obra, como é o caso do segmento da segurança privada.

Nazário ressaltou que, no passado, a segurança privada chegou a empregar 750 mil vigilantes, e que hoje conta com um contingente de 450 mil. “Não há na Reforma Tributária uma previsão da desoneração da folha de pagamentos, tão necessária para a geração de mais emprego e renda”, destacou o representante do setor.

Por fim, o presidente da Fenavist pediu o apoio dos senadores para aprovação do novo Estatuto da Segurança Privada, que encontra-se em análise no Senado Federal há mais de seis anos, mesmo depois de ter sido aprovado pela Câmara dos Deputados em 2016.

Em sua fala, o presidente do Sistema Fecomércio-DF, que também é vice-presidente da CNC, destacou os esforços do presidente Tadros e da CNC na mobilização nacional em torno da Reforma Tributária, na articulação com o Congresso Nacional e nos avanços conquistados pelo setor de comércio de bens, serviços e turismo no texto aprovado pela Câmara dos Deputados. Aparecido disse, no entanto, acreditar no aperfeiçoamento da proposta que agora tramita no Senado.

“O Senado Federal, com certeza, fará correções e ajustes no texto aprovado na Câmara dos Deputados. É importante frisar que, nós do setor empresarial, não somos contra a Reforma Tributária. Muito pelo contrário. Somos a favor, mas é necessário que haja um aprofundamento das discussões para que nenhum setor seja prejudicado, inclusive o setor de serviços”.

O presidente do Partido Progressista (PP), senador Ciro Nogueira, também defendeu o aprofundamento das discussões sobre a reforma na casa. “É importantíssimo que a CNC possa municiar os senadores com essas informações, com o impacto que vai gerar no setor que mais emprega no país, com cortes e demissões. Podem ter certeza que, tanto eu, quanto os senadores que aqui estão, estaremos de portas abertas para que possamos nos engajar nessa discussão”, disse o senador.

Participaram do almoço a senadora Damares Alves (PL-DF), o senador Confúcio Moura (MDB-RO), o senador Jaime Bagattoli (PL-RO), o deputado federal Luis Gastão (PSD- CE), a deputada federal Silvia Cristina (PL-RO), e o ex-senador Expedito Junior.