Fecomércio-DF lamenta falecimento de um dos pioneiros da Federação e do Sesc-DF, André Luís de Souza

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal, Francisco Maia, lamenta profundamente o falecimento de um dos pioneiros da Fecomércio e do Sesc do Distrito Federal: André Luís de Souza. Ele faleceu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, em Maceió (AL), em decorrência de uma infecção abdominal. Nascido no Rio de Janeiro (RJ), formado no curso de Direito, André foi colaborador do Departamento Nacional do Sesc, veio para Brasília na década de 70 – sendo um dos primeiros diretores regionais do Sesc da capital do País, tendo a oportunidade de trabalhar com Newton Rossi, primeiro presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal. No Sesc do Distrito Federal, criou o embrião do programa de ação comunitária DF Cidadão, chamado na época de Unidade Móvel de Orientação Social (Unimos).

Considerado pelos amigos como uma pessoa íntegra, educada e gentil, também trabalhou na construção da Usina Hidroelétrica de Itaipu, no Rio Paraná, entre o Brasil e o Paraguai. Na oportunidade, ele foi superintendente de relações industriais da usina, gerenciando os trabalhadores e conciliando os conflitos entre os generais brasileiros e paraguaios. André também trabalhou no Sesi/Federação das Indústrias do DF (Fibra), em 1986, merecendo destaque as primeiras ideias da Cozinha Industrial do Sesi, localizada no Guará 2. Em 2003, trabalhou no Sindicombustíveis, entidade da base sindical da Fecomércio-DF, como secretário geral. Lá, implementou uma série de ações de modernização do sindicato.

André deixa a sua esposa Stael Souza e dois filhos: Andrea e Oswaldo Luís. Ele será cremado no domingo (1º), na cidade de Valparaíso de Goiás (GO), às 10h