fbpx

Fecomércio-DF enviará ao governo projeto de corredor cultural na W3, limitando fechamento para carros entre a 504 e 508 Sul

O fechamento da avenida W3 Sul aos domingos e feriados gerou divergências entre comerciantes, moradores e GDF. Para solucionar o problema, a Fecomércio-DF reuniu nesta quarta-feira (21), na sede da Federação, empresários, sindicatos da base da entidade e secretários de governo. Ficou decidido que na próxima segunda-feira (26) um grupo liderado pela Federação e formado por representantes do setor produtivo da capital enviará ao governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), uma carta solicitando a criação de um corredor cultural entre as quadras: 504 e 508 Sul. Para Francisco Maia, presidente da Fecomércio-DF, a iniciativa resolverá o problema dos lojistas que estão tendo dificuldades em vender, por conta da restrição de veículos na localidade.

“Inicialmente, a ideia é fechar a W3 Sul entre a 504 e 508, criando ali um corredor cultural. Isto é, da unidade do Sesc da 504 até o espaço Renato Russo, envolvendo diversos empresários”, disse o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia. “Posteriormente, se o projeto der certo, vamos ampliando as atividades. Esta ação permite que, rapidamente, se resolva as questões dos mercados que estavam tendo problemas com as vendas aos domingos, devido ao fechamento para veículos”, explicou Maia. O projeto visa a criação de feiras de gastronomia, artesanato, feira de produtos agrícolas e apresentação de bandas com o intuito de o brasiliense voltar a ter uma intimidade com a avenida e com o comércio local. Como parte do projeto, nesta terça-feira (20), o Sesc-DF iniciou o processo de licitação para a reforma da sede da entidade na 504, para melhor atender o público e criar um fluxo de pessoas ainda maior no local.

A Câmara de Economia Criativa da Fecomércio-DF tem participado dos debates sobre a W3, junto com as equipes da Secretaria de Governo e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. O vice-presidente da Câmara de Economia Criativa, Miguel Galvão, que participa das rodadas de conversa com o GDF,  disse que a reunião desta quarta-feira foi importante para alinhar as ideias. “Estamos todos no mesmo barco. Pelo histórico, estamos hoje com uma grande força motriz em prol da W3 Sul, isso não acontecia há muito tempo. Só essa semana, por exemplo, tivemos duas reuniões com o GDF para falar do assunto”, ressaltou Miguel.

O secretário de empreendedorismo, Mauro Roberto da Mata, esteve presente. Segundo ele, a ideia de movimentar a W3 é uma vontade do governo. “Estamos todos debatendo em torno dessa pauta. São muitos empregos que são gerados ali. Existe uma sensibilidade do governador neste assunto. Acredito que a proposta da 504 até a 508 é excelente, vamos evoluir nesse sentido. Estamos buscando formas para agradar a todos”, salientou o secretário.

A Secretária Executiva de Políticas Públicas do GDF, Meire Mota, apresentou o projeto de revitalização da avenida, que está sendo realizada pelo GDF. Já foram realizadas adequação do sistema viário com estacionamentos, acessibilidade, paisagismo, além de obras complementares de drenagem e sinalização. Agora, governo está estudando o que fazer com as  bancas de revistas, como padronizar os quiosques já instalados e desenvolver políticas fiscais para atrair mais empresas ao local. Segundo Meire, o governo está aberto para ouvir sugestões e dialogar, no sentido de achar melhorias para o setor econômico e moradores de uma das avenidas mais importantes da capital do Brasil.