• 11/02/2022
Fecomércio-DF e Sesc-DF assinam acordo com Secretaria de Turismo para incentivar o artesanato e turismo em Brasília

O artesanato do Distrito Federal ganhou um reforço de peso para a sua divulgação em âmbito local e nacional. O presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, o diretor Regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva e a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para desenvolver projetos e programações para o fomentar e difundir o​ artesanato e os trabalhos manuais desenvolvidos pelos artesãos e manualistas cadastrados da cidade.

O presidente da Fecomércio-DF falou sobre a expectativa em atuar nessa área que pode contribuir muito para o crescimento da economia local. “O turismo do Distrito Federal tem uma relevância grande e mesmo com a pandemia a Secretaria de Turismo conseguiu construir uma nova história nessa área. Juntos vamos mostrar para o Brasil inteiro que o DF tem muito potencial para o turismo e é uma honra trabalhar a partir desse acordo de cooperação. Estamos desenvolvendo um trabalho para trazer turistas de volta à Brasília”.

O acordo de cooperação pelo artesanato tem como objetivo promover maior articulação com instituições de ensino, imprensa, representações diplomáticas e demais segmentos ligados ao turismo, economia criativa e artesanato. “Para o Sesc-DF, que é o braço social da Fecomércio-DF, trabalhar o fomento ao artesanato por meio desse termo de cooperação é uma contribuição muito importante não só para o turismo, mas para o incentivo à economia. Sabemos que o artesanato é um dos segmentos econômicos mais importantes aqui no DF e muito representativo na nossa história. Essa é uma missão a ser cumprida com muita excelência e sacramentar essa parceria é uma oportunidade de mostrar a nossa capacidade de apoio ao empreendedorismo”, disse o diretor Regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva.

De acordo com a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, as ações provenientes do acordo chegarão a todas as regiões administrativas do DF. “Essa iniciativa toma por base o artesanato, mas não serão contemplados apenas o artesão ou o manualista. Toda a cadeia de 52 atividades ligadas ao turismo será beneficiada com essa parceria entregando um produto muito mais estruturado, da hotelaria à gastronomia, ligados pelo serviço e a qualidade do nosso artesanato”, observa.