Fecomércio-DF e Fórum de Entidades Representativas inauguram Câmara de Comércio com a Argentina

A Fecomércio-DF, o Fórum de Entidades Representativas da capital da república, e a embaixada da Argentina no Brasil lançaram na terça-feira (6) a Câmara de Comércio Argentina – Distrito Federal. O objetivo do grupo é o de fortalecer as relações econômicas entre o País vizinho e a capital do Brasil, aprimorando negócios bilaterais em diversas áreas, como: comércio, turismo, agricultura, indústria, entre outros. O lançamento foi realizado na sede da embaixada da Argentina, na Asa Sul. Na oportunidade, o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, disse que a câmara será de grande importância para a cidade.

“Quero agradecer o embaixador pela oportunidade. Acredito que será uma parceria promissora, e tenho certeza que as ideias não ficarão apenas no papel. Uma das primeiras ações será um intercâmbio de turismo: queremos fazer um pacote para que possamos trazer turistas argentinos para Brasília. Uma segunda vertente será o incremento do agronegócio – temos uma área rural muito forte no DF e vamos fortalecer mais ainda”, salientou o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia.

O embaixador argentino Daniel Scioli disse que a câmara procurará pontos de convergência e acordos que resultem em influência positiva na agenda em comum que está sendo criada. “Será absolutamente produtivo. Brasília tem uma representação muito grande. Acredito que essa formalização da câmara é um passo enorme. Não poderia haver melhor oportunidade. É com muito entusiasmo que inauguramos essa câmara, tenho muita expectativa com esse grupo”, informou Daniel.

Fórum de Entidades

O Fórum de Entidades agrega as maiores instituições do Comércio do DF, entre elas: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF; Federação das Indústrias do Distrito Federal; Federação da Agricultura e Pecuária do DF; Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas do DF; Câmara dos Dirigentes Lojistas; Federação das Associações Comerciais e Industriais do DF; e o Sebrae-DF. Além da interlocução do setor produtivo junto ao Governo do Distrito Federal, o fórum tem por objetivo estratégico desenvolver projetos e ações que apoiem o desenvolvimento econômico e social local.

Para o presidente da Fibra-DF, Jamal Jorge Bittar, a criação da câmara pode abrir um leque de oportunidades. “A partir desse trabalho podemos desenvolver uma cooperação muito maior do que um relacionamento superficial, criando um ambiente de negócios cada vez mais favorável”, disse Jamal. O superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, informou que a câmara é uma oportunidade de colocar a economia local em um novo contexto. “É uma janela de oportunidades”, destacou Valdir.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do (CDL-DF), José Carlos Magalhães Pinto, salientou que será muito benéfico para o turismo, para a troca de ideia e produtos. O presidente da Federação das Associações Comerciais do DF e Entorno (FACIDF), Valdeci Machado, também esteve presente e explicou que todo o setor produtivo brasiliense será beneficiado. “Essa interligação gerará muitos frutos, vamos trabalhar para isso”, falou Valdeci.

Já o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Fape-DF), Fernando Cesar Ribeiro, destacou que assim como o Brasil, a Argentina usa o agronegócio como uma grande força motriz. “Em Brasília, apesar de termos um espaço considerado pequeno, nós temos uma alta produtividade. Com a formação do grupo, acredito que podemos nos tornar uma vitrine tecnológica, temos várias possibilidades”, disse Fernando.