Empresários e consumidores do Distrito Federal demonstram otimismo com o comércio de Dia das Mães. De acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio-DF, a expectativa é de um crescimento médio de 27,3% nas vendas em 2025. Entre os lojistas, 80% acreditam que o desempenho será melhor do que o registrado no ano passado, o maior índice de confiança dos últimos 5 anos.

Do lado dos consumidores, 83% declararam intenção de comprar presentes para a data, superando os 79% registrados em 2024. O valor médio que pretendem investir por presente apresentou pouca variação e deve ficar próximo de R$ 245,74.

Entre os 17% que não planejam comprar produtos para a celebração, os principais motivos são a ausência de pessoa para presentear (38,5%), a dificuldade financeira (19,2%), o desemprego (17,3%) e outras prioridades de gastos (11,5%).

Lideram as preferências dos consumidores, os presentes dos segmentos de cosméticos e perfumes (27,6%), roupas e acessórios (19,9%) e calçados  (11,2%). A maioria das compras deve ocorrer em lojas de shopping (36,5%) e em estabelecimentos de rua e bairro (32,7%), somando 69,2% das escolhas.

A expectativa é que a movimentação no comércio seja maior aos finais de semana, especialmente nos sábados, mencionados por 37,3% dos entrevistados. Quanto ao horário, 49,2% dos clientes planejam comprar à tarde, 26,7% pela manhã e 24,1% à noite.

As compras no cartão de crédito são a escolha de 45,5% dos consumidores. Outros 29,3% optam por pagar via pix ou transferência, 15% com cartão de débito e 10,2% em dinheiro. Para os lojistas, o crédito também lidera as expectativas, apontado por 77,8% como a forma de pagamento a ser mais utilizada durante a data.

Quanto aos preços, 80% dos empresários afirmam que pretendem preservá-los inalterados. Já 18,9% projetam aumento nos valores, principalmente em função dos custos de fornecedores (52,9%), da elevação de impostos (14,7%) e dos reajustes anuais (14,7%).

Com a proximidade da celebração, 67,8% dos comerciantes investiram na reposição de produtos, 31,7% mantiveram seus níveis habituais e apenas 0,5% reduziram os estoques. A maioria, 84,5%, pretende adotar estratégias para impulsionar as vendas. Entre as mais populares, estão: diversidade de produtos (19,8%), promoções (18,7%), propagandas (11,2%), vitrines temáticas (10,3%) e atendimento especializado (9,1%).

Metodologia

Os dados da pesquisa foram coletados entre 22 de abril a 3 de maio de 2025. A abordagem de consumidores se deu de forma aleatória, em diferentes pontos de circulação do DF, resultando em uma amostra de 318 respondentes.

Já a abordagem aos lojistas, direcionada aos proprietários e gerentes, deu-se de forma presencial, compreendendo uma amostra de 180 empresas de diferentes regiões e segmentos do DF.

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