• 11/08/2023
Endividamento cai no DF, mas cresce número de consumidores com dívidas em atraso e aqueles que não terão condições de pagar

Com redução de 2,6 pontos percentuais em relação a junho deste ano, caiu para 74,9% o percentual de famílias que relataram estarem endividadas no mês de julho, no Distri to Federal. Isso significa que 24,6 mil famílias saíram da lista de endividados. Com relação ao mesmo mês do ano passado, a queda no índice é maior – de 9,2 pontos percentuais.

Já o número de famílias com dívidas em atraso teve um acréscimo de 12,9 mil em julho, atingindo a marca de 161 mil. Dessas 8,8 mil afirmaram que não terão condições de honrar seus compromissos. Cerca de 50% delas estão devendo há mais de 90 dias.

Cerca de 47,7% das famílias estão com um intervalo de 11% a 50% da renda comprometida com dívidas. Outros 43% comprometem até 10% da renda para honrar compromissos. “Acreditamos que a redução no índice geral de endividados decorre da melhoria na renda das famílias em face a redução nos índices de inflação, queda do nível de desemprego, efeitos do programa de renegociação de dívida implementado pelos bancos na segunda quinzena de julho e os efeitos inibidores das altas taxas de juros praticadas no cartão de crédito”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Já o crescimento da inadimplência e da incapacidade de pagamento podem decorrer do fato de 51,3% das famílias estarem com dívidas de curto prazo, de cerca de seis meses. Este cenário poderá ser modificado com os efeitos de programas como o Desenrola Brasil, do Governo Federal, e a nova trajetória das taxas de juros a serem praticadas com as reduções na SELIC, cuja redução se iniciou no último dia 2 de agosto, com 0,5 ponto percentual.

No ranking nacional, o Distrito Federal é a 14ª unidade da Federação com o menor índice de endividamento de suas famílias, situando-se em uma faixa intermediária quando comparada aos demais estados. O Rio Grande do Sul (96,3%) está em primeiro na lista, enquanto o Mato Grosso do Sul (59%).

Sobre a pesquisa:
A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) é apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capi tais dos estados e no Dist ri to Federal, com aproximadamente 18 mil consumidores. São apurados impor tantes indicadores de endividamento e inadimplência, que possibili tam t raçar um perfil do endividamento, acompanhar o nível de compromet imento do consumidor com dívidas e a percepção em relação a sua capacidade de pagamento.

Fecomércio-DF [email protected] | 61 3038-7515 / 7511