• 13/12/2023
Distritais concedem título de cidadão honorário ao presidente José Aparecido por contribuir para o desenvolvimento do DF

Deputados distritais aprovaram, nesta quarta-feira (13), por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo n° 263/2022, que concede o título de cidadão honorário a José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF. A autoria do PDL é do ex-deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), com relatoria do deputado Pastor Daniel de Castro (PP), pautado pelo presidente da CLDF, deputado pelo presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB).

A concessão do título foi pautada pela honrosa trajetória de José Aparecido Freire à frente do Sistema Comércio da capital do País. Em suas palavras, o presidente expressou sua gratidão.  “Fico extremamente honrado com este título, concedido por ilustres representantes do povo brasiliense, a quem devo toda a minha dedicação e esforço diário à frente do Sistema Comércio da capital do País.”

O relator da proposta, deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP), frisou que além da aprovação por unanimidade, a votação foi seguida de muitos elogios. “Entendemos que o José Aparecido é, por demais, merecedor do título de cidadão brasiliense”, comentou.

O ex-deputado Rodrigo Delmasso, atual secretário da Família e Juventude do DF, um dos propositores do PDL, relatou os motivos que o levaram a sugerir o título a Aparecido. “Primeiro pela pessoa que ele é, extremamente competente, demonstrando uma grande paixão pela nossa cidade. Também porque, desde que era pequeno empresário, passando pelo Sindipel-DF, e até chegar ao posto de presidente do Sistema Fecomércio-DF, tem prestado muitos serviços à comunidade do Distrito Federal. Merece muito ser reconhecido e receber esse título. Fico honrado de ter apresentado essa proposta à Câmara Legislativa”, disse o ex-distrital.

A deputada distrital Dayse Amarilio (PSD) também se pronunciou. “Tivemos a honra de votar um PDL tão merecido para o nosso querido presidente do Sistema Fecomércio-DF. Desejamos que ele continue fazendo bem para o Distrito Federal. Conte comigo e com o setor de enfermagem. E muito obrigada pelo carinho que o Sistema Fecomércio-DF tem com a gente e com todo o Distrito Federal”, declarou a parlamentar.

O deputado Chico Vigilante (PT) disse que fará questão de estar presente no dia em que o título for entregue. “Um momento importante para o nosso amigo José Aparecido e para o engrandecimento do Distrito Federal”, avaliou.

Trajetória
Nascido em Corumbá de Goiás (GO), aos 58 anos, José Aparecido é pai de duas filhas e avô de dois netos. Sua formação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário (ICESP), aliada a uma trajetória de mais de 30 anos como empresário no setor de papelarias e livrarias, contribuiu para sua notável ascensão.

Desde 2001, Aparecido lidera o Sindicato do Comércio Varejista de Papelarias e Livrarias (Sindipel-DF), dedicando-se a melhorias para os empresários do setor de comércio de bens, serviços e turismo do Distrito Federal. Em maio de 2022, foi eleito por unanimidade entre seus pares para presidir a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF), o Instituto Fecomércio-DF e os conselhos Regionais do Sesc-DF e do Senac-DF.

Em menos de dois anos à frente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido já coleciona uma série de conquistas e resultados positivos. Destacam-se a mudança da sede do Senac-DF e da Fecomércio-DF para um prédio moderno e espaçoso na Asa Norte, bem como o audacioso projeto de expansão de unidades do Sesc-DF e do Senac-DF para Planaltina, Brazlândia, São Sebastião e Núcleo Bandeirante.

O presidente faz questão de compartilhar os méritos com suas equipes, agradecendo o empenho de colaboradores e destacando o importante apoio do presidente da CNC, José Roberto Tadros, de seus diretores Valcide de Araújo (Sesc-DF), Vitor Corrêa (Senac-DF) e Regina Malheiros (Instituto Fecomércio-DF), além de sua chefe de gabinete da Fecomércio-DF), Caetana Franarin. “Em nome de meus diretores, agradeço o empenho de todos os colaboradores do Sistema Fecomércio-DF. Sem eles não poderíamos ter alcançado esses ótimos resultados em menos de dois anos”, declarou Aparecido.

Com o título de cidadão honorário, a comunidade brasiliense reconhece, assim, a notável contribuição de José Aparecido para o desenvolvimento socioeconômico e o fortalecimento do comércio no Distrito Federal.