fbpx

Contratação de mão de obra para o Natal supera a expectativa no comércio

O índice de contratação de mão de obra temporária para o Natal de 2021 ficou acima da expectativa. Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio mostrou que 22,02% dos lojistas entrevistados, de fato, reforçaram suas equipes durante o período de vendas de fim de ano. O levantamento anterior, que mediu a intenção de contratação, indicava 18,36%.

Com isso, houve uma diferença positiva de 20,9% entre a expectativa e a realidade das contratações. Em números gerais, o comércio absorveu cerca de 360 trabalhadores a mais do que o esperado, passando de 1,8 mil para 2,1 mil.

A média de contratações temporárias também ficou acima da expectativa. Passou de 2,26 para 2,68 – aumento de 18,6%. O setor de eletrônicos foi o seguimento que mais superou as expectativas. Realizou 11,5 contratações em média, sendo que o esperado era de 5. Fato também observado no segmento de Vestuário e Acessórios, que registrou 3,5 ante a expectativa de 1,6 contratações.

O presidente do Sistema Fecomércio, José Aparecido Freire, explica que a recente pesquisa comprova o movimento de retomada econômica provocado pelas vendas de fim de ano. “Já era esperado, pois tínhamos o processo de vacinação bastante avançado e o comércio funcionando integralmente. A outra boa notícia é que está mantida o alto índice de intenção de efetivação desses trabalhadores temporários”, explica Freire. Segundo o levantamento atual, houve leve alta no percentual, passando de 76,60% para 77,48%.

Assim como previsto na expectativa, a maior parte das contratações ocorreu na 1ª quinzena de dezembro, com 54,05%, sendo seguida pela 1ª quinzena de novembro (22,52%) e 2ª quinzena de novembro (18,92%).

Os 77,98% dos lojistas que não contrataram mão de obra temporária para o Natal informaram diferentes motivos. O maior deles foi que quadro funcional era suficiente, tanto na expectativa (40,91%), quanto no realizado (43,77%). O baixo movimento em seus estabelecimentos foi a segunda razão mais citada (18,7%).

Metodologia
Os dados da pesquisa do Instituto Fecomércio-DF foram coletados entre os dias 26 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022. A abordagem aos lojistas foi estrategicamente direcionada aos diretores e gerentes das empresas, dando-se de forma telefônica, compreendendo uma amostra de 505 empresas de diferentes segmentos, concentradas em várias regiões do DF.

Do total, 36,11% dos estabelecimentos estão localizados no Plano Piloto, sendo o restante (63.89%) nas demais Regiões Administrativas do DF. As lojas de shopping compreendem 15,08% da amostra, sendo o restante (84,92%) comércio de rua. Com relação ao porte das empresas, 44,84% são de pequeno porte e 27,58% de microempresas.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.