Confiança do empresário brasiliense é a maior desde abril de 2013

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do DF (Icec-DF) aumentou 6,7 pontos no primeiro mês do ano na comparação com dezembro de 2018, fixando-se em 125,2 pontos: o melhor resultado desde abril de 2013, quando o Icec foi de 138,6. Em relação ao mesmo período de 2018, o índice apresentou alta de 11,4 pontos – números acima de 100 indicam um otimismo por parte do empresariado. É o que mostra a pesquisa divulgada pela Fecomércio-DF. Na opinião do presidente da entidade, Francisco Maia, a retomada das vendas no varejo, aliada à condição mais favorável do mercado de trabalho, influenciou o otimismo dos empresários do comércio brasiliense.

“O real teve uma valorização nas últimas semanas, favorecendo o consumo. Além disso, após 3 anos de queda, o Brasil gerou 529,5 mil vagas de trabalho em 2018”, disse Francisco Maia. “Também estamos observando uma inflação mais estável, que acaba facilitando a vida do consumidor na hora de ir às compras, aumentando, assim, o fluxo de caixa do empresário”, informa o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia.

A pesquisa informa ainda que o subíndice que mede a condição atual do empresário do comércio registrou aumento de 8,7 pontos, na comparação mensal. Sobre a condição atual da economia brasileira, 6,3% dos entrevistados afirmaram que melhorou muito e 43% disseram que melhorou um pouco.  Já em relação à expectativa da economia, 52,1% dos entrevistados relaram que melhorou muito. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) é indicador mensal antecedente, apurado entre os tomadores de decisão das empresas do varejo para detectar as tendências das ações do setor do ponto de vista do empresário.