O volume de vendas do comércio varejista no Distrito Federal registrou leve alta de 0,1% em abril de 2025 na comparação com março, já descontados os efeitos sazonais. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE em 12 de junho de 2025. Na comparação com abril de 2024, o avanço foi de 7,2%, mantendo a tendência de crescimento observada desde dezembro de 2023.

No acumulado do ano, o comércio varejista do DF apresenta expansão de 4,6% frente ao mesmo período de 2024. Já no acumulado dos últimos doze meses, o crescimento chega a 4,7%, quando comparado aos 12 meses imediatamente anteriores.

Segundo análise do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, o resultado anualizado — que considera os últimos doze meses encerrados em abril — voltou a crescer após a leve queda registrada em março, mantendo-se próximo ao desempenho observado ao longo de 2024. “Diante deste comportamento, é possível projetar um cenário otimista, com expectativa de crescimento do volume de vendas em torno de 5% ao longo de 2025, repetindo o bom desempenho do ano anterior”, avaliou.

Seis das oito atividades pesquisadas pelo IBGE no Distrito Federal apresentaram alta no volume de vendas em abril, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os destaques ficaram por conta de:

                •             Outros artigos de uso pessoal e doméstico: alta de 24,0%, revertendo a queda do mês anterior;

                •             Móveis e eletrodomésticos: crescimento de 9,9%, quinto mês consecutivo de alta;

                •             Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: avanço de 8,5%, após retração de 0,7% em março;

                •             Livros, jornais, revistas e papelaria: alta de 5,8%, segundo mês consecutivo de crescimento;

                •             Tecidos, vestuário e calçados: elevação de 4,9%, mantendo a sequência de altas desde setembro de 2023;

                •             Combustíveis e lubrificantes: crescimento de 4,5%, em alta desde setembro de 2024.

Por outro lado, duas atividades registraram queda no mês: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-36,8%), com recuo pelo segundo mês seguido; e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,2%), que interromperam uma sequência de altas desde março de 2023.

Cenário Nacional

No cenário nacional, o desempenho foi mais modesto. O volume de vendas do varejo brasileiro apresentou retração de 0,4% em abril frente a março (com ajuste sazonal). Em relação a abril de 2024, houve alta de 4,8%. No acumulado do ano, o crescimento foi de 2,1%, enquanto nos últimos 12 meses a expansão registrada foi de 3,4%.

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