Comerciantes esperam aumento de 20,78% nas vendas para o Dia das Crianças

O Dia das Crianças se aproxima e com ele a sensação de otimismo por parte dos comerciantes do Distrito Federal. Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF (IF) revela que a confiança do empresário com a data comemorativa aumentou mais de 400%. Com isso, a expectativa média de crescimento nas vendas é de 20,78%.

Em outubro de 2020, auge da pandemia de Covid-19 no mundo, em meio a uma série de restrições de funcionamento das lojas e sem previsão de início para a vacinação, apenas 7% dos entrevistados acreditavam que a data traria incremento às vendas no comércio.

Agora com os estabelecimentos livres para funcionar em horário integral, além da vacinação em curso, 37,75% dos lojistas preveem que as vendas serão melhores que no ano passado.

Com isso, o índice de confiança na melhora das vendas ultrapassa a marca registrada em 2019, que era de 37,20%. De acordo com a série histórica, a expectativa vinha caindo desde 2017 e só agora voltou a subir.

Apenas 0,5% dos entrevistados acham que a data trará prejuízos. Na série histórica, esse é o menor índice negativo já registrado.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, avalia que o movimento é de retomada na economia. “Já prevíamos esse cenário. Em agosto tivemos algo parecido com aumento da confiança do empresário atrelado ao Dia dos Pais. Agora seguimos confiantes em um segundo semestre de 2021 parecido com o segundo semestre de 2019, com recuperação dos empregos e alta nas vendas, tanto no Dia das Crianças, quanto no Natal”, afirma.

Lojistas

O levantamento do IF também mostrou aumento de 18,69% na expectativa de vendas em relação aos dias normais.  A maioria dos lojistas (73,5%) declarou que irão utilizar alguma estratégia para aumentar as vendas, com destaque na Promoção (23,36%) e Diversidade de Produtos (20,86%).

Quase todos os comerciantes entrevistados (96,5%) indicaram a manutenção dos preços dos produtos em relação ao ano passado. Entre aqueles que irão alterar os preços, a expectativa é que o reajuste seja de 13,29%.

Já o valor do ticket médio nas vendas sofreu queda de 31,2% na avaliação dos comerciantes. Passou de R$ 197,54, em 2020, para R$ 135,92 neste ano. Segundo o economista e assessor tributário da Fecomércio-DF, Eduardo Alves de Almeida Neto, os empresários também estão atentos ao nível de desemprego e à inflação.

Consumidores

Os consumidores pretendem gastar em média 31,5% a mais que no ano passado. O valor do ticket médio em 2021 é de R$ 127,96, enquanto em 2020 foi de R$ 97,23.

Mais da metade dos entrevistados (59,51%) indicou que pagará suas compras em dinheiro (41,55%) ou por meio de cartão de débito (17,96%). Segundo Alves, isso demonstra que as famílias já estão comprometidas com o cartão de crédito em relação a gastos essenciais, e que preferem liquidar a compra de imediato, com possibilidade de descontos.

As compras no crédito foram opção para 38,38% dos consumidores entrevistados. Vale destacar que a opção PIX/Transferência (2,11%) tem demonstrado crescimento gradual em alguns estabelecimentos, especialmente naqueles que operam com compras online. No Dia dos Pais, o índice registrado foi de 1,5%.

O dia preferido pelos consumidores para irem às compras foi o sábado (33,52%), no horário da tarde (53,87%). Os produtos mais escolhidos para presentear as crianças foram Brinquedos (35,69%), Calçados/Acessórios (20,84%) e Tortas/Doces/Bombons (20,71%).

O IF coletou dados entre os dias 25 de agosto e 8 de setembro de 2021. A abordagem de consumidores se deu de forma aleatória, em diferentes pontos de circulação do DF, resultando em uma amostra de 403 respondentes. Já a abordagem aos lojistas se deu de forma telefônica, compreendendo uma amostra de 400 empresas de diferentes segmentos, concentradas em várias regiões do DF.

A pesquisa do IF tem como principal objetivo verificar a disposição dos consumidores quanto aos gastos com presentes, assim como a expectativa de vendas dos comerciantes, para demonstrar o impacto deste consumo sazonal na economia local. Os dados ajudam no planejamento e estratégia do comércio e na melhorias para os negócios e tomadas de decisões.