• 06/11/2023
Com parceria do Senac-DF, Lu Alckmin lança oficialmente o projeto Padaria Artesanal

A segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, lançou oficialmente o projeto Padaria Artesanal em Brasília -DF. Nesta segunda-feira (06), foi inaugurado o polo da ação social, que dará início aos trabalhos de qualificação profissional, com a formação de cerca de cem agentes multiplicadores de conhecimentos de panificação no Distrito Federal e entorno. O Senac-DF participa com a cessão de instrutores para a capacitação.

A unidade polo, estabelecida na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, na Asa Sul, teve o espaço reformado e equipado para permitir a realização das aulas teóricas e práticas do projeto, parceria entre a Arquidiocese de Brasília, Senac, Senai, Sebrae e o empresariado da Capital.

Idealizado para promover a inclusão produtiva e gerar oportunidades de trabalho e renda em regiões com população em situação de vulnerabilidade social, o projeto capacita os multiplicadores por meio de técnicas simples, sem a exigência de estrutura profissional, abordando também temas como higiene, empreendedorismo e formalização.

Lu Alckimin contou que o projeto teve início no ano 2000. “Eu estava visitando a periferia de São Paulo e ouvi de mulheres carentes que elas tinham fome e queriam comer pão. Em 2001, como voluntária do Fundo Social de São Paulo, eu criei a ação para ensinar a panificação. Nos 15 anos em que eu estive no fundo, nós implantamos 10 mil padarias artesanais, levamos 5 mil padarias para as escolas e foram qualificadas mais de 100 mil pessoas. Quando eu cheguei à Brasília, quis realizar o sonho de espalhar o projeto por todo o País e estamos trabalhando para isso”.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, falou sobre a satisfação de fazer parte da parceria. “Este projeto se soma a outros que também possuem foco na qualificação de trabalhadores e no desenvolvimento social e econômico da nossa população”, afirmou.

O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, contou que, desde o primeiro contato da segunda-dama, o Sistema Comércio se colocou à disposição. “É um projeto que capacita os multiplicadores e leva esse conhecimento às comunidades. Ele tem duas vertentes: a capacitação profissional e a segurança alimentar de pessoas em vulnerabilidade social, o que vai ao encontro da missão social do Senac”, disse.

Iracema Santos é instrutora de panificação profissional e pães artesanais do Senac e será multiplicadora do polo da Asa Sul. Ela afirmou que a experiência tem sido incrível. “ É enriquecedor proporcionar às pessoas uma forma de melhorar a qualidade de vida”.

O lançamento do projeto Padaria Artesanal teve a participação e a benção de Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, e de Frei Rogério Soares, pároco que cedeu as instalações para a unidade piloto da iniciativa.

Com informações do Senac-DF