Câmara de Turismo da Fecomércio amplia parcerias e apresenta novos projetos

O trade do turismo brasiliense participou na manhã desta quinta-feira (5) de um encontro promovido pela Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF, na sede da entidade. Foi anunciada a ampliação de parceiros do grupo e foram apresentados projetos para fortalecer o turismo da cidade. A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, participou da reunião.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, contou que o exemplo da Câmara de Turismo inspirou a criação de outras três câmaras temáticas da Federação em 2019: a Câmara de Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios do DF, a Câmara de Tributação e Finanças Públicas e a Câmara de Inovação e Tecnologia da Informação. “Também será lançada a Câmara de Shoppings e a Câmara de Economia Criativa. Nosso intuito é agregar todos os segmentos de comércio e serviços do DF”, disse.

Neste ano, a Câmara de Turismo também conseguiu ampliar os parceiros. Dentre eles estão: Caixa Econômica Federal, Empresa de Telecomunicações OI, Bancorbrás, Empresa de Telecomunicações Claro, além de empresários do setor que estão trabalhando novos produtos e conceitos.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, ressaltou a importância da união entre a Secretaria e a Fecomércio para o turismo local. “Estou muito feliz, pois já temos o que comemorar nesses oito meses de governo”, declarou. “Ativamos vários espaços que estavam fechados, além de trazer para a capital federal três novas rotas internacionais”, comemorou.

A presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do DF (ADVB), Cláudia Maldonado, apresentou o Projeto Park das Nações, que tem o objetivo de estimular a participação do empresariado do DF e regiões na exportação de seus produtos e serviços.

O diretor de Programas Sociais do Sesc-DF, Guilherme Reinecken, participou do encontro e falou sobre o programa que a entidade oferece: o turismo social. Depois foi a vez do diretor da Faculdade Senac-DF, Luís Afonso Bermudez, apresentar a instituição para o trade do turismo da Capital. A missão da Faculdade Senac é educar em nível superior, buscando a inserção dos seus alunos no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do DF e do Entorno.

A analista do Sebrae-DF, Nathalia Hallack Fabrino, mostrou o Programa Investe Turismo Sebrae-DF e Setur-DF. O projeto tem a finalidade fomentar o turismo no Distrito Federal, por meio de ações que promovam a: governança local; aprimoramento da gestão empresarial; inovação da oferta turística e acesso a mercados. As ações visam a desenvolver o turismo na região com medidas de incentivo aos investimentos em infraestrutura, apoio na comercialização dos destinos e auxílio no acesso a linhas de crédito e financiamento.