Redes sociais :
Câmara de Tecnologia da CNC debate assuntos de relevância para o segmento

A Câmara Brasileira de Tecnologia da Informação (CBTI), da Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida pelo presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, se reuniu, nesta segunda-feira (21), por meio de videoconferência, para debater diversos assuntos de interesse do segmento de tecnologia. Entre eles: Negociação Coletiva do Comércio (CNCC); Reforma Tributária, que afeta diretamente o segmento de serviços; assuntos relativos ao funding para empresas de base tecnólogica; a importância da TI em momento de pandemia; novidades no segmento; e a Lei Geral de Proteção de Dados.

Sobre a Reforma Tributária, a reunião tratou sobre os impactos econômicos da proposta, que aumenta de 3,5% para 12% as contribuições das empresas de serviço. O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, destacou que a Federação e a Câmara de Tributação e Finanças Públicas da entidade, estão debatendo a pauta, junto com um grupo formado pela CNC, que conta com a participação do ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel.

“Temos participado desse assunto em Brasília e debatido muito pelo grupo da CNC, onde condensamos um documento realizado por várias Federações do Comércio do País. Estamos preocupados com a pauta, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, inclusive, fez algumas declarações sobre esse assunto: ressaltando a importância de uma Reforma Administrativa, antes da Reforma Tributária, enxugando o Estado”, destacou Maia. “De qualquer forma, estamos participando efetivamente e dando contribuições sobre o tema que afeta a todos”, concluiu o presidente da Fecomércio-DF.

No âmbito legislativo, o especialista técnico da Divisão de Relações Institucionais da CNC, Elielson Gonçalves, informou que o governo Fedederal retirou a urgência da Reforma Tributária, sinalizando que não há um interesse do governo nesse projeto no momento. Desta forma, Elielson disse que o projeto perdeu força política, mas continua tramitando normalmente.

Outro assunto que estava na pauta, foi a questão da Negociação Coletiva do Comércio (CNCC). Segundo a chefe da Divisão Sindical da CNC, Patrícia Duque, este é o momento para achar novas possibilidades de cláusulas, com as novas formas de condição de trabalho, junto aos representantes laborais do comércio para diminuir o custo do trabalho, gerando mais renda e emprego no País.

A última edição da Revista Fecomércio-DF conta com uma entrevista com o consultor tributário e ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, onde ele fala sobre as propostas de reforma tributária, CPMF e muito mais, leia: https://www.fecomerciodf.com.br/revistafecomercio/

Câmara Brasileira de Tecnologia da Informação (CBTI)

O objetivo principal da Câmara é agregar temas importantes que sejam de interesse dos empresários, assim como outras câmaras que existem na CNC e que funcionam pontualmente dentro de cada tema.

Pular para o conteúdo