• 24/08/2011
Endividamento das famílias cai, mas ainda é alto

Em agosto, o nível de endividamento das famílias brasileiras apresentou queda pela terceira vez consecutiva.

A informação consta na Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

No oitavo mês do ano, o endividamento atingiu 62,5% das famílias brasileiras.

Em junho e julho, esse fator atingiu 63,5% e 64,1% dos brasileiros, respectivamente.

Mesmo com a redução, os níveis registrados no período são superiores aos apresentados no mesmo trimestre do ano passado (54% em junho, 57,7% em julho e 59,1% em agosto de 2010).

Na opinião do economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF), José Eustáquio de Carvalho, esse alto endividamento das famílias deve-se ao aumento do volume de crédito à disposição e confirma o comportamento consumista das classes C e D, na contramão das medidas de contenção adotadas pelo governo.

A pesquisa apontou ainda que o endividamento com cartão de crédito atinge 72,8% das famílias, seguido por por carnês (25,6%) e financiamento de carro (10,1%).

Foto: CNC