• 29/07/2011
Consumo de arroz e carne é destaque no Centro-Oeste e estimula comércio

O consumo diário de arroz (195,4g), carne bovina (88,1g), leite integral (45,4g), salada crua (26,6g) e tomate (11,5g) é maior no Centro-Oeste do que em outras regiões brasileiras.

É o que mostra a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) 2008-2009, divulgada ontem (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse perfil alimentar estimula o comércio desses produtos no Distrito Federal.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes, Gêneros Alimentícios, Frutas, Verduras, Flores e Plantas do DF (Sindigêneros/DF), Joaquim dos Santos, os brasilienses têm comido mais carne com o passar dos anos.

“A situação econômica melhorou fazendo com que o consumo seja diário e não semanal como antigamente”, explica.

Quanto ao maior consumo de arroz, ele atribui ao aumento da população.

“Sempre se comeu arroz e feijão.

O hábito recente de comer salada crua e tomate é que revela uma preocupação maior com a saúde”, analisa.

As empresas também têm ofertado uma quantidade maior de produtos, o que favorece o comércio.

“Nessa matemática ganha tanto o consumidor quanto o empresário”, diz Santos.

Foto: Arquivo SESC-DF