• 20/07/2011
Intenção de Consumo de famílias cresce em julho, mostra CNC

O índice de intenção de consumo de famílias (ICF) cresceu 2,2% em julho na comparação com o mês anterior.

A pesquisa foi divulgada ontem (19) pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A justificativa para a recuperação do ânimo dos consumidores se deve a uma reaceleração do mercado de trabalho observada no início do segundo semestre.

Em relação a julho de 2010, o índice se manteve praticamente estável, com um crescimento de 0,1%.

A relativa equiparação com o ano passado é relevante, pois 2010 foi o período de maior crescimento das vendas reais de varejo da última década.

Além disso, a divisão econômica da CNC acredita que serão criados dois milhões de empregos formais no País em 2011.

O volume de vendas do varejo também foi atingido pela onda de otimismo, com uma expectativa de alta de 6,5% para esse ano.

A pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF-Nacional) foi criada com o objetivo de antecipar o potencial das vendas do comércio.

Para isso, são analisados mensalmente 18 mil questionários distribuídos em todas as unidades da federação brasileira.Foto: Joel Rodrigues