• 28/04/2011
Comércio e serviços abriram novos postos de trabalho em março no DF

Em março, os setores de comércio e serviços foram os únicos que criaram postos de trabalho no Distrito Federal, de acordo com a pesquisa divulgada ontem (27) pela Secretaria de Trabalho, realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (Dieese).

Segundo o levantamento, o comércio gerou 12 mil postos de trabalho (6,3%) e o setor de serviços contratou mil pessoas (0,2%).Já a construção civil, com menos seis mil postos, foi o setor que reduziu a maior quantidade de vagas, seguido pela administração pública (- 5 mil), e indústria (- 2 mil).

A pesquisa revela também que a taxa de desemprego no Distrito Federal subiu de 12,7%, em fevereiro, para 13,4% em março.

O menor percentual na história para o período.

Ainda conforme o estudo nos últimos 12 meses os setores de comércio e serviços ampliaram o número de ocupações em oito e 20 mil postos, respectivamente.

O tempo médio de procura por trabalho passou de 51 semanas, em março de 2010, para 45 semanas no mesmo mês em 2011.

Em 12 meses, a taxa de desemprego total diminuiu de 14,7% para 13,4%.

O número de desocupados no DF é de 186 mil pessoas.

Foram abordados 2,9 mil domicílios de 19 regiões administrativas.

Foto: Joel Rodrigues