• 13/04/2011
Pesquisa revela queda de 0,4% no comércio varejista nacional

O comércio varejista brasileiro registrou queda de 0,4% no volume de vendas no mês de fevereiro de 2011, segundo pesquisa divulgada ontem (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Distrito Federal, a redução nas vendas foi de 0,3%.

A queda interrompeu uma sequência de taxas positivas que já durava nove meses.

Na opinião do economista da Fecomércio-DF, José Eustáquio Moreira de Carvalho, essa queda se deve ao menor número de dias do mês de fevereiro e ao reflexo de liquidações de estoque do final do ano.

Na relação comparativa anual (fevereiro 2010/ fevereiro 2011), todas as atividades pesquisadas pelo IBGE alcançaram resultados positivos no volume de vendas no Brasil.

Destacaram-se, por ordem de importância, os setores de móveis e eletrodomésticos (alta de 20,5%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,3%); artigos de uso pessoal e doméstico (12,2%); tecidos, vestuário e calçados (13,6%); combustíveis e lubrificantes (7,3%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,4%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (14,6%); e livros, jornais, revistas e papelaria (13,9%).

Foto: Joel Rodrigues